segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Rio de Deus flua através de nós!

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." João 7:38 


Em finais de ano, costumamos fazer uma retrospectiva e planejar o ano seguinte, de forma que ele possa ser melhor. Dizemos (ou melhor, cantamos): "Adeus ano velho, feliz ano novo!" E o novo  ano passa a ser velho em cada caminhar do ponteiro do relógio, dia e noite, noite e dia!

Hoje estava pensando sobre "o ano que vai nascer" e o que espero fazer, ser, ter no ano de 2015. Daí o Senhor me levou em Ezequiel 47. 

O profeta Ezequiel foi levado em visão por um anjo do Senhor à entrada do Templo e viu águas jorrando do Altar do Senhor. (vers. 1,2). O profeta seguiu o curso das águas e depois de aproximadamente 500 metros (mil côvados) a água estava crescendo a altura do tornozelo. Andando mais 500 metros, a água já batia em seus joelhos (vers. 3). Medindo novamente 500 metros, as águas alcançavam seu quadril (vers. 4). E, por fim, caminhando a mesma metragem, e as águas o cobriam, não conseguindo mais atravessar (vers. 5). "As águas tinham crescido." E o melhor de tudo: Por onde essa água passava ela levava vida (vers. 9).

"Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida". Ez. 47:9

Sou grata pela disposição do Espírito Santo em inspirar homens para transcrever aquilo que estava no coração de Deus... a Bíblia é algo grandioso. 

Enquanto que em Ezequiel, no Antigo Testamento, fala-se de Altar de Deus e Templo no sentido literal, no Novo Testamento fala-se que somos Templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) e fala de Altar remetendo as nossas vidas entregues a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável (Romanos 12:1).

Hoje, após o sacrifício de Jesus na cruz do calvário, nós somos o Templo e nosso coração é o Altar do Senhor...
E Ele nos diz que se crermos Nele, de nosso interior fluirão rios de águas vivas... não é qualquer água meus queridos... é água viva, aquela que brota dos desertos, daquele que para os homens nada é, mas para Deus é, com Ele, fonte a jorrar para  Vida Eterna (João 4:14).
O Rio de Deus é aquele que cresce, assim como em Ezequiel 47, até transbordar, até que você não consiga mais se conduzir... mas é o rio que passa a te conduzir. Aleluia!

No ano de 2015, o meu desejo é que eu e minha casa possamos estar imersos no Rio de Deus, para que essa água VIVA flua através de nós, levando esperança, quebrantamento e amor por onde passarmos. Essa é a vontade de Deus para todos nós, por isso Ele escolheu habitar em nós, e não em templos feitos por mãos humanas. Porque templos de tijolos não produz vida, mas nós, Nele, somos fonte a jorrar para a Vida Eterna!

Deus os abençoe! E que o Rio de Deus flua através do povo de Deus, em nome de Jesus! 

Elaine Sousa



sábado, 6 de dezembro de 2014

O caus ao redor do tanque de Betesda!

A grande comprovação de que nossa confiança NÃO está em Jesus, é quando Ele se move pra nos abençoar e nem sequer notamos Sua presença!

Hoje não consegui dormir pensando o quanto as oportunidades promovidas por Deus em nossas vidas nos passam despercebidas... daí me lembrei do paralítico às margens do Tanque de Betesda. 

A Bíblia, em João 5, fala de um tanque chamado Betesda que, ao seu redor, costumava ficar um grande número de pessoas inválidas esperando o agitar das águas... "De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse" (vers. 4).

Vamos contextualizar o cenário: Inúmeras pessoas doentes à espera de um milagre promovido "de vez em quando" em apenas uma pessoa: aquela que entrasse no tanque primeiro. Imagino que um grande caus se instalava ao redor do tanque no agitar das águas. No momento da espera, acredito que esse local também não era muito agradável... naquela época algumas doenças eram consideradas maldições e ninguém chegava perto das pessoas doentes; os estudiosos dizem que as famílias dos doentes os abonavam nos alpendres do tanque de Betesda... imagina ninguém tendo condições físicas e emocionais para realizar a limpeza daquele lugar... mesmo porque o foco tinha que ser 24 horas no tanque! 

Se olharmos humanamente falando essa tal cura era bem injusta não? Mas, espiritualmente, creio de todo o meu coração e entendimento que tudo que Deus faz ou permite que aconteça, tem um propósito! 

Lá estava um homem paralítico que há 38 anos esperava pelo seu milagre... mas sua confiança estava única e exclusivamente no movimentar das águas e na ajuda humana que pudesse o levar até lá! (vers.7). E aí eu vejo que Jesus se move em compaixão a todo momento por nós...porque mesmo quando nossa fé se desvia, mesmo que por pouco tempo, do Autor e Consumador de tudo, Ele decide nos abençoar! 

Esse homem não viu Jesus... Jesus o viu... 

Ele estava tão ocupado com sua demanda (a cura), e olhando para as possibilidades naturais (ajuda humana; o tanque) que nem sequer reconheceu a presença de Jesus... mas Jesus o viu! 

Somente Jesus o viu! Cada pessoa ali estava ocupada consigo mesmo... com o seu interesse de se curar... isso os impedia de olhar para o outro... e aqueles que eram curados imagino que sequer voltavam para ajudar o restante (pesamento meu), senão aquele homem já havia tido a ajuda que tanto queria... afinal era paralítico!

Não estou aqui para dizer que buscar a cura de uma enfermidade é errado, mas creio que Deus quer além disso! Deus quer que encontremos o propósito de tudo que Deus permite que aconteça em nossa vida, mesmo que seja uma enfermidade! 

Quando Ele decide nos curar há um propósito!
E quando Ele decide não nos curar também há um propósito! 

No versículo 8, Jesus diz àquele homem: "Levante-se, pegue a sua maca e ande."

Levante-se - Sai daquela posição que sempre esteve, daquelas atitudes decorrentes da enfermidade. Tome uma postura nova;

Pegue sua maca - Leve consigo algo que te faça lembrar de onde saiu, leve algo que seja o testemunho vivo do que Jesus fez na sua vida.

Ande - Se mova em direção à vontade de Deus, não perambule mas ande, avance com foco nos sonhos de Deus pra você.


Para mim, o tanque de Betesda representa um lugar de exclusão, e misticismo religioso, totalmente diferente do que Jesus representa, pois, mesmo que não haja cura, pode haver Vida, mesmo que não haja cura física, pode haver várias outras curas necessárias para que possamos ter comunhão com o Pai! Mesmo que não haja cura, há propósitos!... 

Como eu te amo Jesus! (em lágrimas entendendo tudo!)

Deus os abençoe!

Elaine Sousa