terça-feira, 14 de abril de 2015

Percorrendo o caminho da Promessa!

De domingo pra cá tenho pensando muito na fidelidade de Deus no cumprimento de Suas promessas! Ser Deus eternamente fiel, não se pode negar... mas existem coisas que eu e você fazemos que pode atrasar ou até mesmo impedir o cumprimento das promessas!

Deus tem ministrado grandemente essa verdade em meu coração através de Sua Palavra, principalmente através da experiência do povo de Deus no deserto rumo a Terra Prometida. 

A Bíblia nos diz, em Mateus 6:21 que onde estiver o nosso tesouro, também estará o nosso coração. É muito claro percebermos que quando fazemos o que gostamos colocamos todo o nosso coração (alguns chamam de energia), naquela tarefa. O nosso coração está totalmente ali, no nosso tesouro. E aí eu me pergunto: Tenho colocado todo o meu coração nas promessas de Deus para minha vida? Tenho sido zelosa em fazer a minha parte para que elas sejam cumpridas? O cumprimento das promessas tem sido o meu alvo principal, o meu tesouro? 

O coração do povo no deserto ainda estava no Egito, e por isso peregrinaram no deserto por 40 anos... eles não conseguiam contemplar a promessa porque seu coração não estava nela!

Outra coisa que percebo é que o povo no deserto tinha uma visão natural dos acontecimentos desde às pragas, passando pelas colunas de fogo que os aquecia à noite e as nuvens que o protegiam do calor do dia até o momento em que chegam à Terra Prometida e avistam os gigantes ao invés dos cachos de uvas. Em todos esses momentos o povo não conseguia enxergar o propósito de Deus em tudo... sim... porque "em tudo há propósito"! Eles só conseguiam enxergar as circunstâncias naturais... suas necessidades imediatas! 

Será que estamos sendo assim? Quando não olhamos o que está acontecendo conosco como algo providencial, porque "tudo coopera para o bem..." (Rom. 8:28), estamos olhando as coisas com os nossos olhos naturais. Sejamos espirituais, entendendo que Deus usa as nossas lutas e dificuldades para impulsionar o cumprimento de Suas promessas em nós!

A incredulidade também é um fator que contribui para o não cumprimento das promessas de Deus! É tão engraçado que nós, seres humanos, em momentos de luta e dor, cremos mais facilmente do que quando estamos quase alcançando a benção que é a promessa! Foi assim com o povo. Eles creram na promessa da libertação muito mais do que na promessa da conquista da  Terra Prometida! O povo teve fé suficiente para aspergir o sangue do cordeiro na porta de suas casas (expiação) e de sair do Egito (mundo), mas não tinha fé suficiente para possuir a terra prometida (Números 14). 

Muitas vezes somos assim: Aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, renunciamos ao que o mundo nos oferece, mas não tomamos posse do novo de Deus, de Suas Promessas, daí vem a causa de muitas pessoas que retrocedem na fé em Cristo Jesus! Jesus nos diz: "Não temas, somente creia." Marcos 5:36. Que em nossas orações, possamos pedir ao Senhor um espírito conquistador, desbravador e ousado disposto a tomar posse do melhor de Deus para nós!

E aí, para finalizar, percebo que, com a incredulidade vem algo em nós que desagrada profundamente o Senhor, que é a murmuração! O murmurador é aquele que morre no deserto! É aquele que não consegue ver a mão de Deus nos "pequenos milagres"! Em 1 Cor. 10:10 diz: "E não murmureis como alguns deles no deserto (o povo de Israel no deserto) murmuraram, e pereceram pelo destruidor".

Ao contrário, devemos ter um espírito agradecido, sempre disposto a louvar o Senhor simplesmente por quem Ele é! Quando nos deparamos com o murmurador vemos que sua motivação na caminhada com Deus está totalmente deturpada! O murmurador anda com Deus pelo que Ele pode dar. O grato de coração anda com Deus por quem Ele é, e por isso atrai para si, o cumprimento das promessas de Deus para sua vida! Demonstrar gratidão a Deus é reconhecê-lo em todas as circunstâncias da nossa vida... até nas difíceis!!! "Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as Tuas veredas." Provérbios 3:6. 

Durante muito tempo, meu coração não estava nas promessas de Deus... meu coração era murmurador, incrédulo e totalmente voltado para os meus próprios desejos e vontades! Quando decidi olhar (com o coração) para as promessas, o cumprimento também decidiu olhar pra mim... e esse olhar está cada dia mais perto!!! Aleluia! 

Como é bom meditar nos tesouros da Palavra... Me ensina todo dia Senhor, porque sei que existe mais... muito mais...

Elaine Sousa