O capítulo 1 de Provérbios menciona os dois tipos de temores que existem no dicionário. Pv 1:7 diz que "o TEMOR do Senhor é o princípio da sabedoria". e Pv. 1:33 diz: "Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do TEMOR do mal."
Durante muito tempo fui uma pessoa extremamente medrosa. Tinha medo de sonhar, de ousar, do novo, da perda, enfim, tinha medo de quase tudo. A vida com medo não é tão divertida! O medo pode levar a consequências desastrosas na vida de alguém... no meu caso chegou até mesmo a desencadear algo psicossomático. Quando passei no vestibular e iniciei meu curso de Direito me vi num ambiente cercado de muitas coisas novas pra mim, e, no 3º período de faculdade, o medo desencadeou em mim uma síndrome do pânico. Tinha medo de tudo... diz o meu psicoterapeuta da época que, a síndrome do pânico é uma sensação de morte iminente... e é bem isso que eu sentia... hoje estou curada para a glória de Deus e, quando o meu corpo ou minha mente tenta me dizer que não estou, trazendo sintomas e pensamentos que não me pertencem mais, eu rejeito esse pensamento e os sintomas e sigo em frente!... mas nem sempre foi assim, até mesmo depois que conheci Jesus!
Quando conhecemos Jesus, nosso processo de conversão, que nada mais é, do que aceitá-Lo como seu único Salvador e Senhor e caminhar no sentido de crescer em intimidade e conhecimento de Jesus, é, como se fosse um passo por vez... Em 2 Coríntios 3:18 diz que somos transformados de glória em glória na mesma imagem de Deus, por meio de Seu Espírito. Ou seja, não é como se fosse uma varinha mágica que faz com que num piscar de olhos deixemos de ter medo. Mas precisamos primeiro aprender a apropriar-se do outro tipo de temor que fala a Palavra! O temor do Senhor!
O temor pelo Senhor, ao contrário do outro tipo de temor, deve ser encorajado no meio dos filhos de Deus, e, consiste em um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo Dele, de Seu amor e de Sua justiça! Sim, de Sua Justiça, pois temer ao Senhor é aceitar tanto as Palavras de consolo, de encorajamento, quanto as palavras de repreensão. Todas elas são Palavras de vida eterna que só Ele tem pra nós! (João 6:68). Temer a Deus faz com que você tome posse da segurança que está Nele. Provérbios 14:26 afirma que: “No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio". Glória a Deus!
Em 2 Timóteo 1:7 diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia (medo), mas de poder, de amor e de moderação” e em 1 João 4:18 nos diz que: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”. Ou seja. esse espirito de medo não vem de Deus portanto não me pertence e não te pertence.
Davi era um homem temente a Deus, desde pequeno seus pais o ensinavam a amar o Senhor e confiar Nele... isso o ajudou a superar o medo quando enfrentou o leão, o urso e o gigante Golias. Dessas experiências de Davi surgiram salmos lindos que ele declara toda a sua confiança em Deus. No salmo 56:11 Davi declara ao Senhor "Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem".
Pude então entender que a partir do momento que tememos a Deus, confiamos plenamente no seu Poder não nos entregamos mais ao medo. Ele pode nos rondar... até mesmo ficar frente a frente conosco, mas quando lançamos a Palavra que confronta esse medo, ele se retira porque o que está em nós (Deus) é maior do que o que está no mundo. (1 João 4:4).
Hoje mesmo o medo ficou cara a cara comigo! Com tantas decisões sendo tomadas, projeto e planos, o medo resolveu aparecer! Mas Deus na sua infinita bondade me confortou, me repreendeu e eu, em temor a Ele, decidi confiar e obedecer! Glória a Deus por isso!
Deus os abençoe!
Elaine Sousa
* http://www.dicio.com.br/temor/