O Plano Perfeito de Deus para nossa vida nem sempre parece perfeito à primeira vista! Ou melhor, quase nunca é... mas ele se cumpre, da forma e no tempo de Deus!
Rute, é um exemplo do cumprimento do Plano Perfeito de Deus, do jeito Dele, mas que envolve alguns passos importantes dados por Rute que discorreremos a seguir.
Deus é soberano, tudo está no controle de Deus, e o fato do homem poder escolher os passos que dará em sua caminhada, ou seja, ter o livre-arbítrio é o ponto inicial no cumprimento do Plano de Deus! O livre-arbítrio não exclui a soberania do Pai, ele o reforça, uma vez que, "tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus e, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8:28.
Rute era uma mulher moabita, nascida numa família pagã que adorava o deus Moloque. Os sacerdotes daquela terra, sacrificavam crianças a esse deus, buscando a prosperidade e a abundância na colheita. Era um culto satânico e cruel que acontecia naquela região.
Entretanto, Rute teve a felicidade de se casar com um judeu, chamado Malom, filho de Elimeleque e Noemi, família israelita que habitava na terra de Moabe, fugindo da fome que veio sobre sua terra, Belém, de Judeia.
1. O Plano Perfeito de Deus te aproxima Dele.
A primeira consideração que faço sobre o Plano de Deus na vida de Rute é que, o que vem de Deus te aproxima Dele. Rute ao casar com Malom, penso eu, que todos os dias, ouvia falar dos feitos do Deus de Israel, de como Deus tirara seu povo do Egito, sobre a travessia do Mar Vermelho a pés enxutos, sobre as conquistas de Josué, como Deus lhe dera a cidade fortificada de Jericó; a jovem orava com sua sogra Noemi, e via que, mesmo em meio aos sofrimentos havia algo diferente naquela família.
2. O Plano Perfeito de Deus não afasta as aflições.
A segunda consideração que faço é que o plano perfeito de Deus não afasta as aflições das nossas vidas. Em João 16:33, o próprio Jesus diz que "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo que eu venci o mundo." Deus não nos coloca numa redoma de proteção e impede que as aflições passem por nós sem nos atingir. Em Mateus 5:45 diz que "ele faz raiar o sol sobre maus e bons, sobre justos e injustos". A grande diferença é que quando cremos Nele, Ele não nos deixa passar sozinhos. A tristeza do luto bateu a porta da família de Rute. Seu sogro Elimeleque, seu marido Malom e seu cunhado Quiliom, esposo de Orfa morreram de fome e fraqueza, pois estavam vivendo dias difíceis nas terras dos moabitas, deixando três viúvas a chorar em meio a tão grande perda.
3. O Plano Perfeito de Deus vai exigir tomada de decisão.
Após a perda do marido e dos filhos, a sogra de Rute, Noemi, decidiu voltar a Belém, pois ouviu que Deus havia dissipado a fome do meio do seu povo. Noemi, num gesto amoroso, deixou as noras livres para voltarem a casa de seus pais para seguirem suas vidas, casando novamente já que eram ambas muito jovens. Diante dos percalços da vida, sempre temos dois caminhos a escolher: ou a vontade de Deus ou a inclinação do coração. Orfa despediu-se com lágrimas de sua bondosa sogra e voltou para sua parentela, para o paganismo, para a cegueira espiritual. Mas a corajosa Rute, tomou uma difícil decisão:
4. O Plano Perfeito de Deus vai lhe proporcionar um Encontro Real com Ele.
"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Rute 1:16-17
O Deus de Israel, de Elimeleque, Noemi e seus filhos, naquele momento passou a ser o Deus de Rute; Esse versículo, além de ser palavras que expressam amor, fidelidade e caridade, é uma profissão de fé. Rute, toma posse do Plano Perfeito de Deus, ao aceitá-Lo como Senhor da sua vida. Ela deixa pra trás toda tradição idólatra de sua família e vai para uma terra estranha, crendo que estar com Deus é o suficiente. Acredito que no coração de Rute estava o desejo de ser fiel a sua bondosa sogra, mas principalmente, em seu coração estava a chama do primeiro amor a Deus, apresentado a Ele pela família de Elimeleque. Além de assumir sua identidade como filha de Noemi, ela assumiu a sua identidade espiritual. Rute não poderia fechar os olhos ao amor de Deus, apesar de sua viuvez e atual pobreza.
5. O Plano Perfeito de Deus não exclui o que você terá que fazer (com diligência e humildade).
Para que Deus cumpra o plano Dele em nossas vidas, ele requer algo de nós! Ele não precisa de nós, mas Ele quer que algo parta de nós. Penso eu, que na sua soberania e sabedoria, Deus faz dessa forma para que o nosso caráter seja forjado, para que quando a benção de Deus venha sobre nós, nosso caráter esteja moldado ao ponto de não a jogarmos fora.
Rute e Noemi chegaram a Belém em pobreza total, mas pela misericórdia de Deus, era época de colheita e a Lei de Moisés, ordenava o povo a deixar um pouco do produto da terra a órfã, a viúva e ao estrangeiro. Assim, Rute foi ao campo apanhar espigas, para a sobrevivência dela e de sua sogra. Já no primeiro dia, os homens que ali estavam notaram o esforço de Rute que desde cedo colhia espigas parando para descansar uma única vez.
Rute trabalhou com diligência e humildade nos campos de Boaz que, providencialmente, era parente de Elimeleque:
"Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa." Rute 2:7.
6. O Plano Perfeito de Deus se cumprirá a partir do seu testemunho de vida Nele.
Deus não divide a glória Dele com ninguém. Em Isaías 42:8 diz "Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória, nem a imagens o meu louvor". Deus cumprirá o Plano Dele em nossas vidas a partir do nosso testemunho de vida Nele. Não nos enganemos: Deus é misericordioso sim, mas Ele é cumpridor da Sua Palavra e se nossas atitudes não refletirem Ele, se nós não formos Suas testemunhas, como Ele se manifestará a nós através de seu Plano Perfeito?
O testemunho de fidelidade e amor de Rute para com sua sogra chegou aos ouvidos de Boaz que passou a olhá-la com os olhos de Deus:
"E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." Rute 2:11-12.
Foi o testemunho de Rute que chamou a atenção de Boaz que passou a abençoá-la de forma generosa.
7. O Plano Perfeito de Deus requer que sejamos mulheres virtuosas.
"E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico. Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". Rute 3:10-11.
Boaz declarou ser Rute uma mulher virtuosa.
Primeiro porque obedeceu o que sua sogra lhe havia ordenado sem hesitação. Ela sabia que o Deus de Israel estava com Noemi e que tudo que havia ordenado era, primeiro, ordenança do Senhor. Nós, mulheres virtuosas, necessitamos de humildade escutar atentamente a sabedoria das anciãs que estão próximas de nós.
Segundo porque mesmo Rute sendo jovem, podendo casar com muitos homens jovens que a desejavam, ela optou por escolher obedecer o que Deus lhe havia ordenado, casando com seu "resgatador", arrastando sua benção à sogra Noemi. Rute tomou uma segunda decisão conforme a vontade de Deus e não segundo a inclinação do seu coração.
O Cumprimento!
O Plano Perfeito de Deus não tarda. Quando o Plano de Deus está para se cumprir na nossa vida não há nenhum impedimento que o retarde. Deus cumpre no tempo Dele.
"Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio". Rute 3:18
Boaz, além de sabiamente, se tornar resgatador da viúva de Elimeleque e de sua nora Rute, tomou esta última por mulher. Dessa união abençoada por Deus, nasceu Obede (adorador, servo), pai de Jessé, avô de Davi. Da descendência de Davi nasceu Jesus, o verdadeiro resgatador de toda a humanidade!
Rute de coletora de restos de trigo passou a ser dona de toda a terra!
Rute de viúva passou a ser esposa de um homem amável e temente a Deus!
Rute de solitária passou a ser mãe!
Rute de uma mulher sem família, passou a fazer parte da família de Jesus!
Mas a maior das bençãos que Rute recebeu foi ser RESGATADA! Com isso, veio um futuro, uma liberdade!
E essa é nossa maior benção! Ser resgatada pelo resgatador da humanidade, o Cristo que Vivo está, aquele que nos comprou com o Seu sangue!
Aleluia!!!
Deus os abençoe!
Elaine Sousa