sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Livres sem saber!

Glória a Deus por mais um dia em Tua Presença, Jesus!

Hoje, toda a Igreja ao redor do mundo, está levantando um clamor, em oração e jejum, pela Igreja que sofre, que é perseguida por amor a Cristo! Estamos orando pelos cristãos que foram sequestrados na Síria e no Iraque!

A Palavra de Deus nos diz que "não sabemos orar como convém, mas o Espírito Santo intercede por nós..." "...segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos ." Romanos 8:27-28. Por isso, ontem, antes de entrar no propósito de oração junto com os irmãos, orei ao Senhor e pedi para que o Espírito Santo me ensinasse a orar a vontade de Deus para a Igreja que sofre!

Em 2 Timóteo 3:12 nos diz que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" e em seguida Paulo diz " Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras (Palavra de Deus), que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." 2 Tm 3:14-15.

A minha oração para a Igreja que sofre foi no sentido de que Deus os concedesse força para passar pelas provações, crendo que tudo será para a Glória de Deus. "Porque para nós a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória mui excelente". 2 Cor 4:17. A minha humanidade não conseguiu deixar de pedir livramento - Livra-os do sofrimento, Pai! - mas confesso que essa parte foi de mim mesma, porque a todo momento o Espírito Santo ministrava ao meu espírito, "ore para que tenham força e olhem para o Autor e Consumador de todas as coisas, para que não se encham de ira, mágoa, desesperança e desespero...".

Orando pelos irmãos que são perseguidos, me veio uma profunda compaixão por nós, a Igreja livre, a Igreja que pode carregar sua Bíblia no braço aos domingos e cultuar ao Senhor com os irmãos em Cristo... a Igreja que é livre sem saber!

A atitude de fé, renúncia e amor a Jesus que norteia a Igreja Perseguida realmente nos causa um profundo impacto, quando pensamos em como lidamos com a nossa liberdade que nem sequer a reconhecemos no nosso dia a dia. Falo isso, não para que nutramos sentimos de culpa... longe de mim... porque a culpa não vem de Deus. Minha reflexão é para que possamos enxergar a nossa liberdade e percebê-la como benção de Deus, e que, deve ser usada em benefício do corpo de Cristo. "Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente os da família da fé." Gálatas 6:10. 

A nossa liberdade é uma oportunidade! Oportunidade de utilizarmos melhor nosso tempo para "as coisas do Alto, do Reino de Deus"... Oportunidade para deixarmos de lado as "meninices" que norteiam nossas relações com os nossos irmãos... Oportunidade de ajudar financeiramente, e espiritualmente a Igreja que sofre... Oportunidade de povoar o céu e despovoar o inferno...

Penso eu, que quando os nossos irmãos perseguidos escutam falar de uma nação livre e que também tem carregado a sua cruz com ousadia e intrepidez, isso gera em seus corações mais força e fé para resistir às perseguições, da mesma forma que quando ouvimos suas renúncias por amor a Jesus, a nossa liberdade passa a fazer algum sentido pra nós! "Nossa liberdade fortalece sua fé! E sua fé dá sentido a nossa liberdade! "

Somos todos a Nação da Cruz! Cada cruz tem sua especificidade, mas toda a Igreja é convidada a carregá-la todos os dias! "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me." Lucas 9:23.

Minha oração é que possamos como Igreja de Cristo, Nação da Cruz, negarmos cada dia mais nossas vontades, para que façamos a vontade de Deus! Que cada um de nós carregue nossa cruz, cada uma com suas especificidade, orando uns pelos outros, se cessar, pois nenhuma arma humana pode atingir o poder da oração, em nome de Jesus!

Deus os abençoe!

Elaine Sousa

                                 


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Do casulo aos altos vôos!

Ao longo dessa semana tenho orado ao Senhor para que a Sua vontade se manifeste em todas as áreas da minha vida, e então o Senhor ministrou ao me coração algo tremendo que gostaria de compartilhar...

Para que experimentemos a vontade de Deus, a Bíblia nos diz que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12:2), ou seja, passamos por um processo de transformação, mudança, METAMORFOSE!

O que é bom, perfeito e agradável da parte de Deus para nós precede de uma metamorfose que acontece em nossa mente, em nosso entendimento à luz da Palavra de Deus!

Daí lembrei-me da lagarta... a lagarta antes de se tornar uma linda borboleta passa por uma metamorfose! Pesquisando, descobri que no interior do casulo, grande parte do corpo da lagarta é atacado pelo mesmo tipo de suco ácido, usado para digerir a comida ingerida na fase de lagarta, os tecidos vão sendo destruídos de dentro para fora em um processo chamado de histólise. Quase tudo na lagarta é destruído antes de se tornar borboleta! Isso te lembra algo? rsrsr

Deus faz assim conosco: "Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:6). O Senhor nos refaz de novo, porque para Ele devemos estar prontos para recebermos "o vinho novo"! Ora, "Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam. (Mateus 9:16-17).

Aleluia! O nosso Deus é maravilhoso! 

Esse período de "destruição" e "reconstrução" nem sempre é fácil, é como se sentíssemos realmente sem espaço, com tantas mudanças acontecendo em nós, mas Deus é maravilhoso e nos ensina a construir um "casulo" para nos proteger assim como fazem as lagartas! De tantas experiências que vivemos no processo de metamorfose nasce algo dentro de nós que agrada o coração de Deus (Hebreus 11:6) e nos dá força para perseverarmos em direção ao belo de Deus, que normalmente é melhor do que pensamos, pois os pensamentos do Senhor são mais altos que os nossos (Isaías 55:9)! A fé é nosso casulo! A convicção daquilo que não se vê, mas se espera é o nosso casulo! Aleluia! 

Pesquisando um pouco mais, descobri que nem tudo é destruído, algumas células do tecido antigo (estágio larval) permanecem adormecidas na fase da lagarta, e se tornam importantes na fase da borboleta. Assim, também é conosco: nosso passado, mesmo com o novo de Deus em nós, de algum modo servirá para compor o que surgiu da metamorfose! A partir daí, as experiências vividas por nós antes de sermos refeitos "nas mãos do Oleiro" será como testemunho vivo de Jesus em nós... 

...de onde Ele nos tirou, e onde Ele nos permitiu estar! 

Do casulo aos altos vôos!

Que o Senhor nos permita compreender todo o processo de metamorfose e sermos perseverantes a fim de alçarmos vôos altos, que nos permitirá ir além... essa é a vontade de Deus!

Deus os abençoe!

Elaine Sousa
... quebrantada com a bondade de Deus!




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Eu sou a Igreja, e você?

Deus escolheu pessoas imperfeitas como eu, para ser a casa Dele, Sua habitação... Em Atos 17:24 diz que "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens", e em 1 Coríntios 6:19 diz que "somos templos do Espírito Santo!"... realmente os pensamentos (juízos) do Senhor são insondáveis... e seu amor incondicional!!!

Somos chamados a ser Igreja e não somente estar em templos que se chamam Igreja... necessário é congregarmos, o que significa muito mais do que ir a cultos, mas significa sermos uma Igreja cheia dos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5:22), como amor, longanimidade, bondade!!! Confesso que ainda estou aprendendo a exercer o meu chamado de ser Igreja, e creio que ainda estarei aprendendo até a minha morte ou até Jesus voltar, rsrsr! 

A grande questão é, que com todas as nossas falhas, somos a Igreja, portanto, façamos como Paulo:
" Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13-14.

Deus os abençoe e lhes dê uma boa noite de sono!

Elaine Sousa 


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

E agora que acabou o carnaval?

É tão bom estar de volta!!! 

Sabe amados, nesse tempo que fiquei sem postar procurei palavras, tentei escrever, mas o que vinha era meu... e de mim nada posso oferecer... esse lugar, esse blog pertence ao meu Dono, a quem eu pertenço sempre e pra sempre... obrigada por me inspirar novamente Senhor! Aprendi o que tinha que aprender, e vivi o que tinha que viver, eis-me aqui!!!

Hoje o Senhor ministrou algo no meu coração que me fez voltar um pouco no tempo. A Palavra de Deus nos diz que devemos prosseguir para o alvo (Filipenses 3:14) e que não devemos olhar para trás (Lucas 9:62). Mas esse olhar para trás que a Bíblia fala é um olhar saudosista... não podemos ter saudade daquilo que fizemos no passado e que desagrada o coração de Deus. Se isso acontece com você te convido a pedir perdão a Deus e ajuda ao Espírito Santo para que a sua mente seja renovada no conhecimento de Cristo!

Hoje voltei no tempo, não com um sentimento de saudade, mas extremamente agradecida a Deus por ver de onde Ele me tirou e onde Ele me colocou...

Hoje, um dia depois do carnaval, o Senhor me despertou com a certeza de que Ele me chama pelo meu nome (Isaías 45:4)!!! E logo veio na minha memória tantos carnavais, que curti, com "vários conhecidos" que nem sequer sabem o meu nome, onde e como vivo... lembrei-me de muitas quartas-feiras de cinzas que eram vazias e moralmente sombrias... 

Daí o meu coração sem encheu de compaixão por aqueles que hoje sentem o mesmo que eu sentia a anos atrás... muitos podem mentir pra si mesmos que esse vazio não surge após a alegria momentânea do carnaval, mas essa mentira não dura muito tempo... quisera eu que a minha mentira tivesse durado menos...

Sabe queridos, Deus é a fonte de toda verdadeira alegria... ele nos dá alegria quando ainda há apenas a esperança... porque sabemos que há algo para nós da parte de Deus... e sabemos que Ele é Pai, e o Pai nunca dá algo ruim aos seus filhos... o Pai que estás nos céus não!!!

Em Isaías 49:15-16 nos diz que Deus não esquece dos seus filhos... "Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti! Eu te gravei nas palmas das minhas mãos..."

O Senhor me diz que muitos, principalmente jovens, se encontram hoje, como eu há alguns anos atrás... vazio, moralmente sombrios, e com sede, sem saber qual fonte buscar... mas hoje te digo que só há uma fonte que mata sua sede... a fonte que jorra ÁGUA VIVA que desce do céu até o nosso coração, Jesus, Jesus! Aleluia!


Eu não estou falando de religião amados, estou falando de Jesus, de um profundo mergulho nas águas do conhecimento Dele, algo que só conseguimos nos relacionando... te garanto que Ele te chamará pelo nome e não se esquecerá jamais de Ti, diferente de muitos que cruzaram o seu caminho em dias de carnavais...


A minha oração é que o Senhor possa quebrar todas as cadeias do engano que nos prendem a "alegrias passageiras", a caminhos que, aos nossos olhos parecem bons, mas ao final vemos que só nos traz desilusão, tristeza e solidão, em nome de Jesus, Amém!


Deus os abençoe! 


Elaine Sousa




"Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: 
Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu."
 Isaías 43:1