quarta-feira, 30 de julho de 2014

Agora os meus olhos Te Veem...

Sempre busquei conhecer a Deus! Ouvi muito sobre Ele... em retiros de jovens, sermões, pregações, grupos de oração, escola bíblica, aulas de religião, no sermão do meu casamento..., enfim, sempre aprendi sobre Seu Poder manifesto na Palavra de Deus... mas foi só a partir do momento que quis caminhar com Ele (e acreditem: isso não tem muito tempo!) é que realmente pude ver o Senhor! Existe uma grande diferença entre ouvir falar de Deus e conhecê-Lo através de experiências diárias do Teu Poder e da Tua graça. 

A Palavra de Deus conta sobre a experiência pessoal de Jó em ver o Senhor em meio as dificuldades que estava enfrentando, e que não eram poucas. 

A Bíblia diz que Jó "era um homem íntegro, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal" (Jó 1:1). Daí tiro a primeira lição: não basta ser bom para ver o Senhor. Contudo, pela sua integridade, Deus não permitiu que Satanás o tocasse (Jó, 1:13). Jó passou por diversas aflições... acreditem, não sei se suportaria todas elas, e tudo isso com a permissão de Deus. O Senhor nunca permite que passemos por problemas e lutas para nos destruir (quem destrói não é Ele), Ele veio para que tivéssemos vida, e vida em abundância (João 10:10).

Deus queria ensinar a seu servo Jó (Jó 1: 8) que ele poderia ser muito mais que servo, mas Deus o queria como amigo de todas as horas... Deus quer se revelar a nós todos os dias, não só em momentos de culto, de retiros, de círculos de oração... A Palavra de Deus diz que Ele, por meio do Espírito Santo, tem ciúmes de nós (Tiago 4:5) e quando deixamos Ele de lado no nosso dia a dia, ele nos chama a atenção.

Em 1 Pedro 1:6 lemos que "SE NECESSÁRIO sejais contristados por várias provações...". Quando passamos por momentos de tribulação devemos perguntar a Deus para que serve tudo isso e, não porque estamos passando por tudo isso. 

A minha oração é: que assim como eu fiz, você decida por viver experiências extraordinárias com Deus todos os dias, para que, como Jó você testemunhe que "antes você O conhecia só de ouvir falar, mas hoje os seus olhos O Veem!!!" (Jó 42:5). Caminhar em todo tempo com Deus é o verdadeiro avivamento!!!

Elaine Sousa

domingo, 27 de julho de 2014

As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã... e a sua?

Hoje a tarde, lendo um livro que tem me edificado bastante, me deparei com essa frase: "As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, e a sua?"

Fiquei em silêncio por um tempo, fitando os olhos nessa espantosa reflexão... Daí fiquei pensando sobre o que é de fato exercer misericórdia por alguém. No dicionário, misericórdia significa "perdão concedido UNICAMENTE por bondade; GRAÇA". Não há outro modo de conceder misericórdia do que por bondade. É um ato unilateral, ou seja, não depende em nada do outro.

Em Efésios 2:4-5 diz "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." Esse versículo nos diz que no momento em que o Senhor exerceu misericórdia sobre as nossas vidas nós ainda estávamos mortos em nossa ofensas, nós não merecíamos o Seu perdão e no entanto Ele DECIDIU nos perdoar! Glória a Deus... como é bom saber que o Nosso Deus nos ama dessa forma não é mesmo?

Resta-nos saber: Seguiremos os passos do Senhor e também exerceremos misericórdia para com aquele que nos ofende? Antes de responder essa pergunta, lembre-se que é um ato unilateral! Muitas vezes na minha vida achei que para perdoar alguém, essa pessoa tinha que implorar o meu perdão, fazer por merecer! (sou humana afinal?!), mas descobri nesta tarde (acredite foi neste tarde mesmo!!!) que POSSO e DEVO perdoar! O meu ofensor não precisa sequer ter se arrependido para que o perdoe. O perdão faz com que você se liberte do cativeiro da mágoa, da tristeza, do rancor, da raiva e faz com que Deus comece a trabalhar no outro, o arrependimento, porque o seu perdão irá constrangê-lo, assim como o amor de Deus nos constrange! (2 Coríntios 5:14).

"As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã" (Jeremias 3:23). Isso é uma verdade absoluta que não muda se decidirmos por não querer essa misericórdia. Deus tem como principal atributo sua fidelidade, fidelidade a Sua Palavra. E nós, mesmo quando alguém nos ofende e não se arrepende, temos que, por obediência e amor a Palavra de Deus, conceder misericórdia a essa pessoa.

A Palavra de Deus diz "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." (Efésios 4:32) e "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15). Lembrando que esse último versículo foram palavras do próprio Jesus...

A minha oração é:
"Que o Senhor renove o meu entendimento com relação ao perdão e que eu possa retirar do campo das emoções o meu ato de perdoar, entendendo que quando perdoo alguém estou agradando o meu Deus que já me perdoou desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8)." 

Elaine Sousa


"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem," Mateus 5:44

"E porque atentas tu no argueiro (cisco) que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está o teu próprio olho?" Lucas 6:41

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O homem faz seus planos...

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua." Provérbios 16:1.

Quando lemos esse versículo na nossa visão humana, ele parece nos incomodar. Ele diz que mesmo que façamos planos, Deus tem a palavra final sobre seus cumprimentos. Mas quando olhamos para Aquele que tem a resposta final, Sua Santidade, Beleza, Majestade e Soberania, descansamos em quem ele É. Ele é o Grande Eu Sou (Êxodo 3:14). Em Jeremias 29:11 diz " Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro".

É sábio planejar! A Palavra de Deus diz que "Todo o homem prudente age com conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez". Somos dotados de inteligência que o próprio Deus nos concedeu, contudo devemos, estar atentos e alinhar nossos planos aos planos do Senhor. E como saber os projetos de Deus pra mim? Simples... leia e medite dia e noite na Palavra de Deus (Salmo 1:2). 

Em Hebreus 4:12 diz: "Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e julga os pensamentos e as intenções do coração". A Palavra de Deus é viva, pela ação do Espírito Santo (2 Corintios 3:6) e ela nos constrange a distinguir os nossos pensamentos (planos, sonhos, projetos, desejos) da intenção do coração (propósito de Deus); e mais, ela nos convence a nos deixar ser guiados pela boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2). 

Seja o que for que esteja sonhando, continue... mas tenha dentro de você o maior de todos os sonhos: O sonho de ver Deus escrevendo sua história... como diz o irmão Thalles Roberto, "uma história nova e linda!"

Elaine Sousa


"E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração." Deuteronômio 6:6


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Esperando contra a esperança!

Hoje o dia todo pensei muito sobre fé! Daí lembre-me de Abraão.

A Bíblia diz que a fé de Abraão foi lhe imputada como justiça, porque ele creu antes que acontecesse o milagre e em circunstâncias totalmente adversas. Em Romanos 4:19 diz que Abraão já era de quase cem anos, seu corpo já estava amortecido e sua mulher não conseguia ter filhos quando Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu (Gênesis 15:5). É, de fato Abraão creu contra a esperança (Romanos 4:18) e viu sua promessa se cumprir (Gênesis 16:15). 

Temos que crer contra a esperança... a esperança humana nada parece com a espera no Senhor... Esperar no Senhor é louvá-Lo mesmo que tudo esteja contrário, é obedecê-Lo mesmo que o que Ele nos peça para fazer pareça loucura aos nossos olhos. As coisas espirituais parecem loucura se olharmos com os olhos naturais mas, com os nossos olhos espirituais enxergamos o trabalhar de Deus nos mínimos detalhes (1 Coríntios 2:14). 

Que possamos sempre esperar contra esperança sabendo que Aquele que prometeu é fiel para cumprir...

Elaine Sousa


"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1

" E estando certíssimo que o que Ele tinha prometido também era Poderoso para fazer." Romanos 4:21


terça-feira, 22 de julho de 2014

Perseveremos até o fim!!!


Hoje uma amiga me fez refletir sobre a guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas! Fiquei imaginando o desespero das pessoas que perderam seus entes queridos, pais que não sabem se seus filhos ainda estão vivos, e o mais triste é que 1/3 dos mortos são crianças. A maldade do homem está se multiplicando sobre a terra. A Palavra de Deus diz que: "se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria"(Marcos 13:20 - primeira parte) e "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:12-13).

Daí fiquei pensando em Jesus quando foi crucificado. O HOMEM Jesus...sangrando, com várias marcas de açoites no corpo, com cravos nas mãos... é meus queridos, Jesus chorou, foi cuspido e humilhado pelos seus - "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam" Jo 1:11. O homem Jesus poderia bem ter deixado o amor esfriar diante de tanta maldade. Mas Jesus fez algo extraordinário: Olhou para o céu e pediu ao Pai que perdoasse aquele povo porque eles não sabiam o que estavam fazendo (Lucas 23;34). 

Jesus nos convida a seguir os passos Dele. Diante de tanta maldade, não julguemos, mas amemos com obras e orações... 

Elaine Sousa

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" Mt 5:44

"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam" .Salmo 122:6

O agir de Deus é lindo!

" Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas." Eclesiastes, 11:5

Três coisas são mencionadas neste versículo como algo que não sabemos: o caminho do vento, a formação dos ossos de uma criança ainda no ventre da mãe, e o trabalhar de Deus. Hoje mais do que nunca percebi que a forma que Deus trabalha na vida de alguém não é para ser entendida e sim apreendida! Os parâmetros de Deus não são como os nossos, e as vezes nos apegamos aos nossos achismos, a nossa razão, ao nosso orgulho e não apreendemos aquilo que Deus está querendo nos ensinar em alguma situação.

Portanto, assim como quando o vento toca a nossa face e nesse exato momento só nos preocupamos em sentir a brisa suave a nos acariciar, te convido a sentir quão maravilhoso é se entregar aos misteriosos caminhos do Senhor que sempre, eu digo SEMPRE te levam a lugares altos!!!

Elaine Sousa


"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" Romanos 11:33

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8:28

domingo, 20 de julho de 2014

Quer ser feliz? eu sei como!!!

"Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel" (Salmo 128: 1-6).

Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz! Quem não quer ser muito feliz não é mesmo!? Durante algum tempo busquei a felicidade incessantemente. Tentei encontrá-la das mais diversas formas, e acredito que não estou sozinha nessa... muitas pessoas desejam a felicidade, mas poucas a encontram verdadeiramente. Tem pessoas que se casam para ser felizes, mas depois descobrem que estão infelizes. Outras se divorciam em busca da felicidade, mas também percebem que, mesmo sozinhas, se sentem tristes. E assim, vão levando a vida: casam, se divorciam, viajam ao redor do mundo, mudam de profissão, compram, vendem e nada!

A verdadeira felicidade vem de dentro pra fora! O versículo diz: "Feliz  aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos!" Temor de Deus não é medo, porque se assim fosse, o medo nos afastaria de Deus, mas o temor do Senhor nos aproxima Dele e da Sua Palavra... Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é. É reverenciá-Lo na beleza da Tua santidade! Para temermos a Deus, precisamos conhecê-Lo, por isso que em Provérbios 1:7 diz que: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". 

Queremos ser felizes na presença de Deus, mas não queremos conhecê-Lo e nem obedecê-Lo! Te convido nesta manhã a conhecer esse Deus Perfeito que um dia me trouxe a felicidade que tanto procurei nas pessoas e coisas, e que, mesmo em meio as tempestades, me sustenta e me levanta. Esse Deus que é "socorro bem presente na angústia!". e que traz "a paz que excede todo o entendimento!".


"O tempo não pode apagar, as muitas águas nunca levaram o amor que o Senhor sente por mim, sei que tudo vai se cumprir!!!"

Elaine Sousa

sábado, 19 de julho de 2014

Fugir, nunca mais!

O Senhor nesta manhã falou muito ao meu coração sobre fugir. No dicionário fugir significa:" desviar-se apressadamente para escapar".

Comecei a refletir quantas vezes me desviei apressadamente de projetos e sonhos ao longo da minha vida, quantas vezes na minha caminhada com Deus fugi dos planos Dele pra mim, principalmente quando Ele dizia que queria me usar para falar do amor Dele por cada um de nós. Daí pensei, mas escapar de que, ou de quem? O que me fazia fugir? O desconhecido? a possibilidade de errar? ou a possibilidade de acertar? Comecei a ver que o medo que eu tinha era de decepcionar o outro, e foi aí que eu percebi que Deus espera de nós somente aquilo que podemos oferecer: o que temos é o suficiente pra Ele (isso não é libertador?). Ele me criou como sou, para um propósito e o amor Dele não é como o amor humano que é condicional e limitado... não meus queridos... o amor Dele é perfeito, é verdadeiro, é incondicional. É um amor de um Pai por um Filho, e mesmo que você nunca tenha sentido um amor de pai a bíblia diz que: "Ainda que seu pai e sua mãe te abandone Ele, o Senhor nunca te abandonará." 

Tenho vivido essa verdade ao longo de alguns anos na presença de Deus, desde que conheci a Sua Palavra e comecei a percebê-lo como Pai! não foi fácil, ainda não é, mas sei que "a boa obra que Ele começou na minha vida, Ele é fiel para completá-la!" Esse amor de Deus é pra todos nós, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, basta que queiramos esse amor, a obra quem faz é Ele, porque Ele é PERFEITO!!!

Me lançarei no Teu amor Senhor, nos Teus sonhos pra mim, não temerei... " O verdadeiro amor lança fora todo medo..." Aba Pai!


Elaine Sousa.