Hoje a tarde, lendo um livro que tem me edificado bastante, me deparei com essa frase: "As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, e a sua?"
Fiquei em silêncio por um tempo, fitando os olhos nessa espantosa reflexão... Daí fiquei pensando sobre o que é de fato exercer misericórdia por alguém. No dicionário, misericórdia significa "perdão concedido UNICAMENTE por bondade; GRAÇA". Não há outro modo de conceder misericórdia do que por bondade. É um ato unilateral, ou seja, não depende em nada do outro.
Em Efésios 2:4-5 diz "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." Esse versículo nos diz que no momento em que o Senhor exerceu misericórdia sobre as nossas vidas nós ainda estávamos mortos em nossa ofensas, nós não merecíamos o Seu perdão e no entanto Ele DECIDIU nos perdoar! Glória a Deus... como é bom saber que o Nosso Deus nos ama dessa forma não é mesmo?
Resta-nos saber: Seguiremos os passos do Senhor e também exerceremos misericórdia para com aquele que nos ofende? Antes de responder essa pergunta, lembre-se que é um ato unilateral! Muitas vezes na minha vida achei que para perdoar alguém, essa pessoa tinha que implorar o meu perdão, fazer por merecer! (sou humana afinal?!), mas descobri nesta tarde (acredite foi neste tarde mesmo!!!) que POSSO e DEVO perdoar! O meu ofensor não precisa sequer ter se arrependido para que o perdoe. O perdão faz com que você se liberte do cativeiro da mágoa, da tristeza, do rancor, da raiva e faz com que Deus comece a trabalhar no outro, o arrependimento, porque o seu perdão irá constrangê-lo, assim como o amor de Deus nos constrange! (2 Coríntios 5:14).
"As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã" (Jeremias 3:23). Isso é uma verdade absoluta que não muda se decidirmos por não querer essa misericórdia. Deus tem como principal atributo sua fidelidade, fidelidade a Sua Palavra. E nós, mesmo quando alguém nos ofende e não se arrepende, temos que, por obediência e amor a Palavra de Deus, conceder misericórdia a essa pessoa.
A Palavra de Deus diz "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." (Efésios 4:32) e "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15). Lembrando que esse último versículo foram palavras do próprio Jesus...
A minha oração é:
"Que o Senhor renove o meu entendimento com relação ao perdão e que eu possa retirar do campo das emoções o meu ato de perdoar, entendendo que quando perdoo alguém estou agradando o meu Deus que já me perdoou desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8)."
Elaine Sousa
"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem," Mateus 5:44
"E porque atentas tu no argueiro (cisco) que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está o teu próprio olho?" Lucas 6:41
Nenhum comentário:
Postar um comentário