quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Elaine, Elaine estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária!

Hoje vivi algo na minha vida que nunca achei que pudesse conseguir... passei por algo "tenso (e bota tenso nisso) sem estar tensa"! E acreditem, me vi muito mais focada em resolver o problema do que quando agia de forma ansiosa e desesperada.

Realmente a Palavra de Deus é viva e eficaz... Em Mateus 6:34, o próprio Jesus diz para não andarmos preocupado com o dia de amanhã..."Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." Mateus 6:34

A ansiedade tem sido o mal que tem assolado a vida das pessoas. No grego, ansiedade (ανησυχία) significa estrangulamento. Era assim que me sentia... sufocada e sem rumo quando me deparava com minha ansiedade. Acredito que não estou falando nada que não tenham vivenciado... nunca conheci alguém que não tivesse passado por pelo menos um momento de ansiedade.

Em Filipenses 4:6, Paulo nos diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma, levando nossos pedidos a Deus, através de orações, súplicas e agradecimentos. E não pensem que Paulo disse isso numa situação confortável... ele estava preso por amor ao Evangelho e, acredito eu, que ele sabia, ou pelo menos desconfiava que ia morrer por esse mesmo Evangelho que insistia em pregar (glória a Deus pela vida de Paulo!).

Em Provérbios 12:25 diz que a ansiedade no coração do homem o abate. Não deixe seu coração ser dominado pela ansiedade... Assim como eu fiz hoje, (e espero renovar minha mente para que seja sempre assim) lance todas as suas preocupações nas mãos de Deus, porque Ele tem cuidado de vós (1 Pedro 5:7).

Na Bíblia conta uma linda história sobre Marta e Maria. Digo linda história, porque nos ensina. Considero "ensinar e aprender" algo essencial para o homem e um processo evolutivo lindo de se contemplar!
Durante o ministério de Jesus, muitos o receberam em suas casas e, uma delas, foi Marta.
Marta tinha uma irmã; seu nome era Maria, que, estando em sua casa, assentou-se aos pés de Jesus, ouvindo suas palavras (lembre-se: Palavras de Vida Eterna)... fico imaginando como deve ter sido edificante para Maria estar pertinho de Jesus ouvindo suas vivas palavras...
Marta porém andava distraída em muitos serviços e, ao ver Maria, que, na concepção dela, estava como que folgada, indagou Jesus se ele não se incomodava vendo Maria ali, sem ajudar sua irmã nos afazeres da casa, e ousou a dar uma ordem a Ele dizendo: Diga a ela que me ajude!
E Jesus respondeu-lhe: Marta, Marta estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 10:38-42


Há algum tempo Deus tem me chamado a escolher a melhor parte, aquela que nunca me será tirada, aquela que é necessária... Tudo pode passar e irá passar mas as palavras de Deus jamais passarão, por isso ouso a declarar que não ando mais por aquilo que vejo, mas ando sob (no sentido de obediência) e sobre (no sentido de fé) Aquilo que creio... Meu futuro é Deus e me recuso a passar um dia sequer sem Sua companhia. 

Elaine Sousa

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Somos chamados a perseguir o Amor...

Saudades de postar... Seria bom se o ativismo ocupasse apenas poucas horas do nosso dia, e a maior parte do tempo fosse dedicada a contemplar as maravilhas contidas na Palavra de Deus! Mas Ele sabe de todas as coisas... só Ele sabe!

No capítulo 14 de 1 Coríntios, diz que devemos seguir o caminho do amor... em outras traduções bíblicas diz que devemos persegui-lo. Perseguir, no dicionário, é "seguir ou procurar alguém com insistência, seguir de perto". Quando li o significado fitei os olhos na palavra "alguém". A Bíblia personifica o amor... o amor não é uma coisa, não é algo... mas é Alguém... 

Em 1 João 4:8 diz que Deus é amor! Ele é o próprio amor que durante tanto tempo persegui em pessoas, coisas, e situações... hoje dedico a minha vida a perseguir o Verdadeiro Amor... 

Quando entendi que o amor é personificado em Deus, comecei a entender um pouco mais sobre o amor de 1 Coríntios 13. 

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todo o mistério e toda ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, NADA SERIA. E ainda que distribuísse toda minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, NADA DISSO ME APROVEITARIA".

Não subestime o amor de Deus! O amor é a base de tudo que Deus faz. Tudo que Ele cria e recria é em amor! E por isso Ele nos convida a colocar o amor como base do nosso pensar, falar, agir, enfim de tudo em nossa vida. Por isso, meus queridos, a Bíblia diz que Deus sonda a intenção do coração (Romanos 8:27). Tomemos cuidado com as "nossas intenções egoístas em fazer o bem"... creio que todos entendem o que quero dizer... fiz o bem muitas vezes não por amor, mas por um motivo que residia apenas em mim mesma... SE NÃO TIVER O AMOR NADA SEREMOS E DE NADA APROVEITAREMOS.

Convido vocês a refletirem sobre todo o livro de 1 Coríntios 13, com a ideia de que Deus é amor, então entenderas, assim como eu tenho entendido que só conseguimos "amar esse amor" que é paciente, bondoso, que tudo suporta e tudo espera, se perseguirmos Deus, que é a personificação do amor!

Elaine Sousa


"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados".

1 João 4:9-10


sábado, 16 de agosto de 2014

A pesca maravilhosa!

Desde ontem tenho meditado sobre uma passagem bem conhecida na Palavra de Deus...

Em Lucas 5:1-11 (será muito proveitoso se lerem todo o texto bíblico) Jesus conhece os primeiros homens que iriam segui-Lo na Sua Jornada de salvação da humanidade. E Ele os conheceu em um contexto bem interessante, na escassez. Quando li esse texto comecei a viajar um pouco nessa palavra "escassez"... No dicionário escassez significa "ausência de algo que seja de extrema importância", "palavra usada para indicar pouca quantidade".

A Bíblia diz que Jesus os avistou primeiro: "Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava Ele junto ao lago de Genesaré, e viu dois barcos junto a praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes..." Lc 5:1-2.

Podem parecer loucura para muitos que analisam a justiça sob a ótica humana, mas Jesus nos olha na nossa escassez... Ele é o Deus que tudo vê, mesmo que para nós, como diz o salmista, esse fato é tão alto que não podemos atingir tal nível de conhecimento (Salmo 139:6). 

Nos versículos posteriores vemos Simão lançar a rede novamente SOB A PALAVRA DE JESUS. Mesmo que parecesse impossível aos olhos de Simão que passara a noite toda trabalhando sem pescar sequer um peixe, ele decidiu obedecer e acreditar que a Palavra final vem de Deus (Provérbios 16:1). Queridos muitas vezes Deus me deu uma Palavra final, mas decidi não acreditar em Sua soberania e poder, e acreditem eu ainda culpei Deus por isso. Se Simão não quisesse confiar em Deus naquele momento, Jesus não podia fazer nada. Lembre-se que o Espírito Santo é educado, ele não invade sua mente para te obrigar a decidir obedecer e acreditar, ele te convida a isso...

E para a surpresa dos pescadores no versículo 6, acontece a PESCA MARAVILHOSA... "Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes." Fico imaginando a alegria dos pescadores ao ver a grande quantidade de peixes que encheram os barcos, "a ponto de quase irem a pique". 

Quando Simão se deparou com a Soberania e o Poder de Deus, ele reconheceu (e é o que todos  nós deveríamos reconhecer) sua pequenez diante da grandeza de Deus...como  diz nosso irmão Thalles "mesmo sem merecer Deus me ama", acredito que Simão se sentiu assim...

E o mais impressionante aconteceu... Jesus chamou aqueles pescadores para pescarem homens, os convidou a serem seus discípulos... Glória a Jesus...

Só que agora eles já estavam em outro contexto: saíram da escassez e passaram para a abastança! Eu acredito, na minha humanidade, que no primeiro contexto seria muito mais fácil seguir Jesus... (risos). Eles não tinham nada... estavam desesperançosos e cansados... mas agora... ah agora... eles estavam fartos, felizes, tinham peixes suficientes para comer, e utilizar como moeda de troca. Mas o que eles entenderam é que não foi pela força de seus braços que eles se viram fartos, mas foi sob a Palavra de Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6).

E então, no versículo 11 diz: "E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, O seguiram". Eles deixaram tudo! E, para aqueles que estão pensando que, estou falando de teologia da prosperidade, estão enganados! Eles não deram tudo a Jesus, (nem dízimo, nem oferta) eles deixaram tudo para trás e seguiram a Cristo... 

Acredito que eu e você temos um "tudo" para deixar para trás... eu descubro todos os dias, coisas em mim que preciso abandonar para estar mais próxima do meu Jesus... o egoísmo, o orgulho, as minhas próprias razões, enfim, o nosso eu que grita todos os dias para se manifestar acima da vontade do Pai... Mas todos os dias o Espírito Santo nos convida a ir a um nível mais profundo de intimidade com o Senhor, pois esse é o lugar que nós conseguimos largar tudo para trás... Esse lugar é no Senhor!!!

Elaine Sousa


"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Filipenses 3:13-14

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Satanás acusa, o Espírito Santo constrange...

"E ouvi uma grande voz que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo; porque já o acusador dos nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida." Apocalipse 12:10-11. 

No versículo 10, do capítulo 12 de Apocalipse fala-se do "acusador"... aquele que vem nos acusar perante o Senhor, dia e noite...( fazendo um parêntese, ressalto que quem acusa é Satanás... ninguém da parte de Jesus é chamado a acusar... e sim a amar... fomos chamados para amar!). 

Existe uma grande diferença entre a ação de Satanás em acusar e a ação do Espírito Santo em constranger... 

No dicionário acusador é "aquele que imputa, culpa, erro ou crime". Fico pensando quantas vezes durante minha vida fiquei "remoendo" os meus erros sem nenhum fruto de arrependimento; todas vezes que pensava nos vacilos que cometi, minha alma se abatia e no dia seguinte cometia o mesmo erro novamente... Isso é papel de Satanás... é ele que é infrutífero, só Satanás é capaz de fazer com que sintamos culpa sem arrependimento e sem mudança de comportamento... a intenção dele é sempre nos paralisar... Deus quer que cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). 

Já o amor de Cristo nos constrange... (2 Cor 5:14). Enquanto a acusação vem de fora e nos paralisa... o constrangimento nasce dentro de nós e o primeiro fruto produzido é a sensação de embaraço e vergonha. Essa sensação antecede o arrependimento... A vergonha é o reconhecimento do erro. Em Jeremias 6:15 diz: "Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar tropeçarão diz o Senhor."  Quem não sente vergonha, geralmente não se arrepende verdadeiramente em seu coração, e acabam por tropeçar no mesmo erro.

No versículo 11, diz que vencemos o acusador, com o Sangue de Jesus e a palavra do nosso testemunho... Sempre ouvi que "as palavras convencem, mas o exemplos arrastam". Essa guerra contra o acusador de nossas almas ganhamos sem palavras; lutamos com armas espirituais... com o Sangue de Jesus e uma vida totalmente entregue a vontade Dele, eu disse TOTALMENTE... "diante da morte não amaram a própria vida.". 

"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Cor 5. 14-15.

Minha oração é: "Que eu possa sempre olhar para o meu erro, e me envergonhar de tê-lo cometido, para que enfim eu não tropece meus pés no mesmo erro; Que eu possa aprender a vencer sem palavras... e ser um testemunho vivo de entrega total a vontade de Deus, em nome de Jesus. Amém."

Elaine Sousa


domingo, 10 de agosto de 2014

Meu pai não é meu herói... ainda bem!!!

Desde ontem estava pensando sobre o meu pai... Tudo bem que ele fala que "dia dos pais é todo dia" (concordo com ele!!!), mas nessa época do ano refletimos mais sobre a importância deles, não é mesmo!!!  

Herói, no dicionário, é "uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica". Os super-heróis, geralmente, tomam para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal. Os super-heróis dos desenhos passam uma ideia de invencibilidade e, a comunidade que eles se inserem estabelecem uma relação de dependência para com eles, e, quando falham na missão de protegê-los, são rejeitados e criticados pelos mesmos que os elogiavam.

Vejo muita gente dizer que pai sempre está associado a heroísmo... existem músicas infantis que citam os pais como os super-heróis dos filhos!!!Eu também pensava que meu pai era meu herói, e acreditem, até pouco tempo!!! Mas há alguns anos descobri que meu pai não é um super-herói, e, acreditem: no início foi uma descoberta difícil, mas, as consequências dessa descoberta foi  MARAVILHOSA!!!

Meu pai não foi esse protagonista na minha vida. E, por muitos anos, isso me corroeu por dentro, entristeceu a minha alma... e me senti injustiçada por isso! Mas, hoje entendo que o fato dele não tomar essa responsabilidade de "lutar as minhas lutas", me fez crescer e me tornar a PERSONAGEM PRINCIPAL da minha história! Além disso, nessa descoberta, entendi que meu pai não era invencível, que ele tinha defeitos (e muitos), assim como eu... pude então entender que pai é limitado... isso me possibilitou amá-lo assim como ele é... E COMO EU O AMO!!! 

Hoje dedico minha postagem ao meu pai! 
Hoje eu o conheço... antes só idealizava... 
Hoje eu o amo... antes eu estava iludida e amava o que, pra mim, era perfeito...
E quanto mais o conheço, vejo que há muita coisa dele em mim (defeitos e qualidades rsrsrs)
Como sou feliz por isso...
Pai te amo...

Elaine Sousa

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá".
 Êxodo 20:12


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bem aventurado aquele que "decide decidir"!

Hoje o Senhor me despertou (acreditem não foi o despertador!) falando comigo sobre a importância de decidir... 

A Palavra de Deus, em Mateus 5:37 diz:"Seja, porém, o vosso falar Sim, Sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Esse versículo está inserido em um contexto muito especial da história de Jesus e do povo que o seguia... o Sermão da Montanha, na qual Jesus ministra as Bem Aventuranças! Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz! Acredito que todo o ensinamento de Jesus em Mateus 5, diz respeito do que devemos fazer para sermos muito felizes!!! Felicidade tem tudo haver com decidir obedecer!

Em Tiago 1:6-8 fala sobre o homem de coração dobre... "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. NÃO PENSE TAL HOMEM QUE RECEBERÁ DO SENHOR ALGUMA COISA. O homem de coração dobre é inconstante em todos os teus caminhos." No grego significa "homem de dupla alma"... de uma maneira bem simplista: é aquele que uma hora quer uma coisa e de repente já quer outra... esse homem vive hesitando em tomar decisões, se escondendo debaixo de suas dúvidas e incertezas (homem e mulher tá? rsrsr)...

Daí o Senhor me fez lembrar do jovem Daniel...

Ouvimos muito que a juventude é um momento de descoberta, de dúvidas, de experimentar o novo, de escolhas, enfim, o jovem Daniel podia muito bem seguir seus impulsos da juventude, mas a Bíblia diz que Daniel "propôs em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia..." Daniel 1:8. Todos nós sabemos a linda história da vida de Daniel (Daniel 6:22) que, ao ser lançado na cova dos leões, achando Deus inocência em Daniel, fechou a boca dos leões para que não lhe fizessem dano. Para que Daniel colhesse os frutos, ele precisou decidir o que semear...

O Salmista diz "Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração." Salmo 37:4. Como Deus pode conceder os desejos do seu coração se eles mudam a cada segundo?... Deus não trabalha dessa forma...

A minha oração é: que Eu possa me firmar em Deus e decidir sempre pelo que Ele quer pra mim, porque Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Que eu aprenda a DECIDIR!" Romanos 12:2.

Elaine Sousa

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Eis que Faço novas todas as coisas!!!

As coisas novas que Deus tem pra cada um de nós, primeiro é gerada Nele... e depois em nós...

Já pararam pra pensar sobre a gestação? 

No dicionário, gestação é "o tempo que medeia entre a concepção e o parto". Sou mãe e durante a gestação da Ana Laura, me descobri de várias maneiras, foi um tempo de preparo para sua vinda, de muitos incômodos com o tamanho da barriga rsrsrs, as dores, os enjoôs, e de muitas alegrias com a sensação dos primeiros sinais vitais do bebê, os chutes, os ultrassons... Nesse tempo permeiam muitas dúvidas de como será a chegada do tão esperado filho, mas de uma maneira sobrenatural, decidimos acreditar que ele virá com saúde e que tudo correrá bem no parto. Então, chega-se a hora de segurar o tão sonhado bebê nos braços...esse momento não é exatamente igual como sonhamos...é melhor, muito melhor!!!

Quando Deus gera em seu coração sonhos para nós, Ele vem e semeia este sonho no nosso coração... é o ato da concepção... ocorre que gerar em nós esses sonhos, pode ser incômodo como gerar uma criança em nosso ventre...sabem por que? 

Porque assim como o nosso corpo se prepara para receber a criança, nós também somos preparados e moldados por Deus para receber as coisas novas que Ele tem pra nós... 

Hoje me encontro gestante... gestando sonhos de Deus para mim e minha família, mas Deus em sua infinita misericórdia está me concedendo incômodos (para não falar dores intensas rsrsr), me preparando para o Novo, que assim como no parto de uma criança, SERÁ BEM MELHOR DO QUE IMAGINO!!! 

Já posso ver os primeiros sinais vitais...

Elaine Sousa

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque essas palavras são verdadeiras e fiéis." 
Apocalipse 21:5


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tudo que tenho são Suas promessas...

Sabe aqueles dias em que parece que estamos sozinhos em meio as dificuldades que a vida nos impõe? Já me senti assim várias vezes, afinal sou humana e imperfeita... mas Deus no Seu infinito amor, bradou ao me coração nesta noite e me disse: "Filha minha você ainda tem as Minhas promessas!!!". Ele sempre me leva além daquilo que sinto ou vejo... 

Na Bíblia vemos uma passagem em que os discípulos estão no barco com Jesus, e, de repente uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar. Porém, Jesus dormia. Os discípulos, vendo as águas do mar adentrar no barco, eles sentiram medo... Na solidão sentimos medo... Naquele momento, creio eu, que o fato de Jesus dormir, fez com que aqueles homens se sentissem sozinhos e amedrontados, esquecendo-se, inclusive das PROMESSAS que Jesus havia feito a eles, e as que Ele já havia cumprido desde o início de Seu ministério. Mas Jesus foi fiel a Sua promessa e acalmou a tempestade. (Mateus 8:23-27).

Ter as promessas de Deus é ter Tudo nas mãos afinal, "nenhuma das boas promessas que o Senhor fez, deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram, nenhuma delas falhou." (Josué 23:14). 

Decidi por confiar e esperar no Senhor, pois Tudo que tenho são Suas promessas... e elas se cumprem... isso eu sei!!!

Elaine Sousa