segunda-feira, 29 de setembro de 2014

... Com certeza teremos surpresa no céu...

Esse lugar é o melhor lugar para encontrar com Deus... meu blog mais parece meu quarto de oração do que um blog mesmo! Estava com saudades de adentrar ao meu quarto de oração...

Não gosto muito de adentrar em assuntos políticos, pois não acredito que fui chamada para isso, aliás ainda não engulo muito essa ideia de que, quem foi chamado para amar e dar a sua vida pela salvação do próximo (afinal somos discípulos de Jesus não somos?), ocupe alguma cadeira no Congresso, no Senado, na Presidência, enfim que galgue alguma carreira política. Posso estar errada, mas sou sincera com o Senhor e espero que Ele me responda se eu estou cega ou se milhões de cristãos (evangélicos, católicos, etc) é que estão! Mas enfim, respeito a opinião de cada um e peço que respeitem a minha!

Mas, assistindo o debate presidencial ontem, muitas coisas passou pela minha cabeça mas, a maior delas foi que, de fato somos peregrinos e estrangeiros nesta terra...(1 Pedro 2:11), e eu glorifico ao Senhor por isso... por não pertencer a esta terra estranha em que impera a maldade humana, as concupiscências da carne e as palavras torpes, despojadas de convencimento e enraizadas em tudo (no egoísmo, na ambição, no engano, na raiva, na mágoa, no desespero), menos na vontade de Deus!

O Brasil hoje, passa, na minha opinião, pelo contexto mais caótico e sofrido de sua história! Onde cada um luta pelos próprios interesses e ideais, e ninguém admite que o que estão buscando nada mais é do que agradarem a si mesmo! 

Tudo reside em Jesus queridos! Como dói saber o quanto estamos errando o alvo, o quanto estamos amando pouco, o quanto estamos obedecendo pouco... O nosso chamado é o mesmo de Jesus... a Bíblia diz que basta o discípulo ser como seu mestre (Mateus 10:25). No entanto são poucas as vezes que perguntamos ao nosso espírito que comunica com o Espírito de Deus: NO MEU LUGAR O QUE FARIA JESUS? 

Em Isaías 61, 1-3, discorre todo o propósito do ministério de Jesus e consequentemente da Igreja de Cristo hoje: "O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos, enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar a liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus (e não a nossa); a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião, que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado." 

E nos versículos seguintes Isaías diz que a Igreja de Cristo edificará cidades assoladas e destruídas de geração em geração (vers. 4)... mas para isso temos que ser "Sacerdotes do Senhor e ministros de nosso Deus..." (vers. 6). E diz mais... no versículo anterior (vers. 5) diz que "estrangeiros apascentarão os nosso rebanhos"... em nome Jesus que possamos entender que apenas o Senhor tem poder de transformar todas as coisas, e que possamos em oração (ORAR + AÇÃO) mover o céu e não a terra porque aqui nada há que possamos usar como armas para povoar o céu! Lembre-se o Espirito Santo é o responsável por convencer! Nós somos responsáveis por amar... quem ama dá o seu melhor, o meu melhor é Jesus então é isso que darei...

Deus não precisa de advogado para defender suas causas, aliás nós é que precisamos do Advogado Fiel! 

Em Apocalipse 12:11 diz que vencemos pelo sangue do Cordeiro (pelo que Jesus fez derramando o seu sangue por nós) e pela palavra do nosso testemunho... contra isso não há inimigo que fique de pé... Em contrapartida, a Bíblia diz que: Na multidão de palavras não falta pecado. (Provérbios 10:19).

... Com certeza teremos surpresa no céu... (Mateus 7:22-23).

A minha oração é que o Senhor ajude eu e minha família a honrá-Lo e amá-Lo acima de nós mesmos, sendo cumpridores fiéis da Palavra, e exalando o amor e a esperança que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

Elaine Sousa


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Quando o nosso chamado toma o lugar de Deus!

Nada em nossa vida pode tomar o lugar de Deus... 

Em Mateus 6:33 diz que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Nunca entendi muito bem esse versículo! Já ouvi várias pregações sobre ele, praticamente em todo culto, sempre no sentido que devemos nos ocupar com as "coisas de Deus", e o que precisamos para viver nos seriam acrescentadas...

Mas eu sempre me perguntei: Por que de tantas pessoas estarem o tempo todo "servindo a Deus" em algum ministério na Igreja ou para além das quatro paredes e perecerem tanto? E não digo materialmente! Digo, espiritualmente, emocionalmente, em seus relacionamentos interpessoais, enfim, em áreas que deveriam estar manifestas os frutos do Espírito Santo! 

Esses dois dias que fiquei sem postar, Deus ministrou fortemente ao meu coração que NADA pode tomar o lugar DELE na minha vida... nem mesmo o Blog, MESMO QUE ESSE BLOG SEJA PARA A EDIFICAÇÃO DOS IRMÃOS! 

Deus nos criou primeiramente para Ele... "Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas" Romanos, 11:36. Ele quer ter relacionamento conosco, intimidade, para que possamos de fato deixá-Lo reinar em nós e através de nós.

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus. Reino é o domínio, lugar ou campo em que alguém ou alguma coisa é senhor absoluto. Quando fazemos as coisas que, aparentemente são de Deus, mas não foi direcionado por Deus, não é possível estabelecer Seu reinado sobre essa obra... Ser Rei é ser dono, não de parte, mas do todo!

Sei que parece difícil assimilar essa verdade, pra mim foi, mas em Isaías 64:6 diz que todas as nossas justiças são como trapo de imundície. Mesmo que façamos algo bom aos nossos olhos, se não for ordenado pelo Rei, de nada valerá! 

Percebo que muitos amados iniciam a obra do ministério buscando de fato o Reino de Deus e a Sua justiça, mas no meio do caminho se perdem por trocar sua benção por um prato de lentilha e por não conhecer os mandamentos do Rei! Um servo quando não cumpri as ordens do Rei ou quando o trai, no sentido de obter alguma vantagem pessoal, o seu final é morte, e no caso de Deus, é morte espiritual. Não falo isso por ouvir falar, mas por ter vivido anos da minha caminhada com Deus fazendo "as coisas de Deus", mas perecendo por deixar o Rei e seus mandamentos de lado. Tenho visto muitos homens e mulheres de Deus, com uma chamada linda e preciosa, desistindo da caminhada, ou caminhando com um monte de bagagem espiritual pesada e cansativa...Tenho orado muito por eles, porque aquele que Deus escolheu e ungiu, Ele capacita, constrange e o atrai para a Tua vontade, como Ele tem feito comigo e com a minha família!

Eu entendo que os sonhos de Deus pra nós, são tão lindos que passam a ser nosso também... e é isso mesmo que deve acontecer, mas lembrem-se: Todo o sonho, desde a promessa até o cumprimento continua sendo de Deus em primeiro lugar!

Tudo que postei nesse blog até aqui, Ele foi Rei. Mas no dia em que iria postar sobre Provérbios 8, seria de mim mesmo e por isso não ousei fazê-lo porque meus dons e talentos são Dele e é Ele que irá direcioná-los. Não é fácil amados, é uma linha muito tênue que separa a vontade de Deus e a nossa, porque em muitas coisas nossos atos de justiça parecem vir de Deus, afinal Ele nos criou a Sua imagem e a Sua semelhança... por isso lá em Efésios 6, quando Deus fala de Sua armadura, Ele nos diz para vigiarmos com perseverança!

Continuarei a postar o estudo sobre Provérbios mas dentro da vontade Dele, nos dias em que Ele me inspirar a fazê-Lo... Iniciei esse Blog dizendo que Onde há o Espírito Santo há liberdade!  e continuo dizendo:

Onde há o Espírito Santo de Deus há liberdade! 2 Coríntios 3:17

Deus os abençoe!

Elaine Sousa



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Em silêncio esperando Deus falar...

"Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - oitavo dia!

Em silêncio esperando Deus falar...

Não quero nada que vem de mim mesmo, da minha capacidade humana... mas quero ouvir o SOM QUE VEM DO CÉU... 

Sopra Senhor, a brisa suave ou o vento impetuoso, mas sopra Deus, eu necessito de Ti, só de Ti!



Elaine Sousa



domingo, 14 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - sétimo dia!

"Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei como a menina dos teus olhos. Ata-as aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras." Pv 7: 1-5

A Bíblia é o manual completo de vida! Nenhum best-seller consegue abarcar tanto conhecimento de todos os aspectos da vida do ser humano, no tempo presente e  na eternidade, como a Bíblia. Fenômeno totalmente explicável quando olhamos para o Escritor, Aquele que inspirou as escrituras... Aquele que é Pai, Filho e Espírito Santo... "... Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..." Isaías 9:6.

No capítulo 7 de Provérbios, o assunto reside na importância de termos como fiéis aliadas a Sabedoria e a Prudência para que possamos nos guardar da tentação do adultério. Vejo que, os adeptos ao "amor romântico", consideram que quando amamos alguém somos incapazes de trair, ou seja, o amor basta para que sejamos fiéis, mas não é isso que diz a Palavra de Deus! 

A Palavra de Deus diz para vivermos em Sabedoria e Prudência como se essas duas virtudes fizessem parte de nós, sangue do nosso sangue, para nos guardarmos da (o) estrangeira (o) que linsojeia com suas palavras. Não basta amor amados, mesmo porque o amor ágape, o amor que se entrega, que se doa de forma incondicional só pode ser encontrado em sua plenitude no Senhor. Por isso, o Senhor nos deixou a instrução através de Salomão para abraçarmos a Sabedoria como irmã e a Prudência como parenta!

Prudência é a temperança, a moderação, a sensatez ou a cautela. Trata-se da virtude de agir de forma ponderada. Ser prudente é ser cuidadoso. 

Tomemos cuidado com as lisonjas feitas por outro que não nosso marido (ou esposa) que, geralmente vem no momento em que estamos fragilizados.  Com certeza todos nós, senão a maioria, já passou por uma situação assim, de ouvir de alguém um elogio que queríamos que nosso marido (ou esposa) tivesse feito. Não se enganem: a Palavra de Deus diz que há caminhos que parecem bons e agradáveis mas que seu final é morte.
No vers. 22 diz que o "homem imprudente" segue as lisonjas da mulher sedutora como boi que vai ao matadouro ou como a ave que se apressa para o laço. 

Alguns experimentaram e outros já ouviram falar da dor que causa um adultério na vida do casal e dos filhos. Nos dias de hoje a falta de prudência e sabedoria tem causado muitos feridos e mortos (morte física e espiritual). O "Mito do Amor Romântico" tem feito casais construírem seus relacionamentos sobre a areia, sem nenhum fundamento sólido e duradouro.

A minha oração é que possamos esconder a Palavra de Deus em nossos corações para não pecarmos contra o Senhor, em nome de Jesus!

Deus os abençoe! 

Elaine Sousa

Não irei transcrever o capítulo todo pois meu computador travou e estou postando pelo celular mas sugiro que leiam.


sábado, 13 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - quinto dia!


O Livro de Provérbios conhecido como o Livro da Sabedoria, em muitos de seus capítulos, trata de um assunto extremamente polêmico nos dias de hoje - a fidelidade no matrimônio!

Em Pv 5:15 diz: "Bebe água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço." No contexto bíblico da época as casas eram abastecidas com águas de cisternas e poços; os mais ricos possuiam sua cisterna particular e, os mais pobres retiravam águas nas cisternas e poços coletivos. A água era algo precioso e escasso naquela região e muitos (até mesmo ricos) utilizavam de artifícios para retirar água em outro poço para que o dele não secasse! Nesse versículo, Salomão estava usando uma metáfora para falar de casamento. Em todo Provérbios 5, ele fala como se fosse direcionado a homens, mas digo que nós mulheres, nos dias de hoje também precisamos nos atentar para essas coisas.

A Sabedoria está diretamente relacionada com fidelidade e compromisso no casamento. A fidelidade é um compromisso... ela não está condicionada a nada. Devemos ser fiéis simplesmente porque um dia nos comprometemos a isso! Não há nenhuma desculpa para a infidelidade, porque ser fiel é uma escolha.... afinal Deus foi fiel conosco até o fim e, em contrapartida somos infiéis com ele todos os dias, em cada palavra torpe, em cada atitude mesquinha, em cada pensamento maldoso... enfim Deus decidiu ser fiel...

Ocorre que estamos longe de sermos Deus, e nossos maridos também... e por isso, minha reflexão hoje é para as mulheres, ou seja pra mim rsrsrs

"Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
Como cerva amorosa e gazela graciosa. os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
E, porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
Eis que os caminhos do homem estão perante o Senhor, e ele pesa todas as suas veredas."
Pv. 5:18-21


Amadas, quando meditei nos versículos acima confesso que fiquei um tanto enfurecida com Salomão! Mesmo enfurecida decidi seguir meditando, afinal sua sabedoria foi dada por Deus e Ele não erra!

Em outra versão bíblica os vers. 18 e 19 dizem: "Sejam bendito o teu leito nupcial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo tempo, e embriaga-te sempre com as tuas carícias". Aqui está uma descrição de um marido feliz! Abençoado o teu leito nupcial... o sexo é algo maravilhoso no casamento, a aliança firmada com o Sim se consolida na noite de núpcias... e a partir daí marido e mulher passam a ser uma só carne. Dentro da Igreja procura-se falar muito pouco sobre isso e, a "mulher de Deus" passa a não dar a devida importância e cuidado para o momento de intimidade com o seu esposo. Mas Salomão afirma que o homem que acha na mulher com quem se casou (mulher da mocidade) amor e graciosidade quando se amam em seu leito nupcial é bendito. No dicionário, bendito é alguém que é afortunado, feliz, felizardo.* E mais mulheres... o vers. 19, diz que esse homem se sente saciado em sua mulher... ou seja, ele se sente completo! E o amor dessa mulher o atrai para sempre... Quanta sabedoria estão nesses versículos!!!

Qual de nós mulheres não queremos ver nossos maridos atraídos por nós perpetuamente? Então devemos dar grande importância às carícias, amores, afetos e graciosidades que manifestamos aos nossos maridos tanto no momento maravilhoso do sexo, quanto no nosso dia a dia!

O vers. 20 foi o que li e me deixou enfurecida! " E porque, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? ... Salomão está dizendo que, se o homem tem a mulher do vers. 18 e 19, ele não tem motivos para ser infiel...
"Mas infidelidade é uma escolha e meu marido tem que ser fiel mesmo quando sou chata, insensível e quando não quero fazer amor", pensei eu (efeito de meu enfurecimento).  Mas daí lembrei-me que, perfeito é só Deus e, eu e meu marido estamos longe de ser Deus! rsrsr

Casamento é para ser cultivado, e nós, mulheres temos uma grande responsabilidade quando nossos casamentos estão abalados, principalmente porque temos uma facilidade enorme de ver os defeitos deles e esquecer os nossos! Sempre lembramos nossos maridos que eles devem nos amar como Cristo amou a Igreja, mas esquecemos que devemos respeitar e nos submeter a eles.

E a sabedoria de Deus em Salomão não parou por aí... " Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas". Pv 5:21
Amadas, Deus é maravilhoso, ele não nos ensina nada incompleto. Esse versículo nos diz para fazermos o que é certo aos olhos de Deus, ou seja, sermos a mulher que Deus quer que sejamos, e, mesmo que seu marido ainda não a honre em fidelidade, Deus está a olhar todas as coisas e ele irá pesar todas as suas veredas...

Em Provérbios 21:1 diz que "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo seu querer." O coração de seu marido está nas mãos do Senhor... seja essa mulher de Pv. 5:18-19 e Deus inclinará o coração de seu marido a você... 

Minha oração é que a cada dia Deus possa me capacitar a ser mulher, e não deixar o mundo tragar a minha feminilidade, meus princípios, minha graciosidade e meu amor, em nome de Jesus!

Deus as abençoe!

Elaine Sousa


*http://www.lexico.pt/bendito/

Hoje não postarei todo o capítulo, pois já é tarde, mas sugiro que o leiam!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - quarto dia!

Toda honra e glória seja dada ao Senhor nessa noite! O Senhor é o Deus do impossível... "Ele dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Isaías 40:29.       

Continuo meditando no Livro de Provérbios, e comecei a perceber que em todos os capítulos até agora fala-se a mesma coisa, porém com outras palavras: Desvia do caminho do mal, ouve as instruções do Senhor e guarda a sabedoria em teu coração para que te vá bem e prolongues seus dias na terra..., sempre usando palavras e expressões que reforçam a extrema necessidade de observar esses preceitos... Hoje rasguei meu coração para o Senhor... em sinceridade, O questionei porque tantos capítulos para o mesmo assunto... e a resposta foi um tanto constrangedora... "Filha minha, com 31 capítulos falando da Minha sabedoria porque é tão difícil localizá-la em sua vida diária?" Me senti envergonhada e, reconhecendo minha pequenez diante da grandeza do nosso Deus que sabe de todas as coisas... continuo no Propósito!

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o seus ouvidos."Pv 4:20
"Não as deixe aparta-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração." Pv 4:21
"Desvia de ti a falsidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios." Pv 4:24
"Os teus olhos olhem para frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti." Pv. 4:25
 "Pondera a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados." Pv. 26


Como já disse todo o Livro de Provérbios fala-se de sabedoria! Os versículos acima me fizeram perceber que, além da sabedoria fazer parte da nossa vida diária como vimos no estudo de ontem, ela tem que estar presente em tudo que somos! Somos o que ouvimos (Pv. 4:20,25); olhamos e sentimos (Pv. 4:21); falamos (Pv. 4:24) e fazemos (Pv. 26)! Quando comecei a meditar nesses versículos, comecei a perceber que SABEDORIA TEM TUDO HAVER COM CONSAGRAÇÃO! Uma pessoa consagrada é alguém totalmente entregue a Deus... povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2:9). Ser sábio é ouvir e discernir as instruções de Deus e colocá-las em prática em tudo que fazemos! Ser consagrado é a mesma coisa: entregar todo o seu viver a Deus e deixá-Lo conduzir.  

Quando Paulo fala a Tito sobre as características que devem possuir os presbíteros constituídos, ele diz que devem ser "hospitaleiros, amigo do bem, sensato, justo, CONSAGRADO, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente a mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada." Tito 1:8-9. A consagração que Paulo diz nada tem haver com algum ritual (ou culto) de consagração, pois Tito deveria procurar pessoas que já tinham tais características para então constituí-los presbíteros. Somos consagrados a vontade de Deus no ato da conversão mas, seus efeitos são vistos nas nossas vidas quando ouvimos a Sabedoria que clama do lado de fora (Pv 1:20) e, ouvindo sua Alta Voz, fazemos o que o que as igrejas de Macedônia fizeram - nos damos a nós mesmos ao Senhor (2 Cor. 8:5).

Nenhum culto de consagração o fará consagrado ao Senhor, se tudo que você é não for Dele! Tudo...  

Deus os abençoe!

Elaine Sousa, consagrada ao Senhor pelo Senhor!



4

"1Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. 2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. 3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. 4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. 5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. 6 Não desampares a sabedoria; e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. 7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. 8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. 9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.           

10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. 11 No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. 12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. 13 Apega-te à correção (instrução) e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

14 Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. 15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. 16 Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. 17 Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.

20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. 22 Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. 23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal."

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - terceiro dia!


Glória a Deus por mais um dia nesse Propósito! O Senhor é a nossa força e Ele fará o nossos pés como os da corça, e nos fará andar sobre nossas alturas! Habacuque 3:17. Por isso prosseguirei, Ele me faz andar além de minhas forças, além do que posso e te convido também a tomar posse (aceitar) dessa verdade, e caminhar comigo rumo ao conhecimento da Palavra de Deus!

"Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens." Pv 3:3-4

Quando comecei a meditar nesse capítulo os versículos 3 e 4 me chamaram a atenção! 

Em Provérbios nos diz que devemos estar AMPARADOS pela benignidade e fidelidade para que alcancemos graça e entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Acredito que nenhuma palavra contida na Bíblia é por acaso... estar amparado é estar protegido, resguardado. Isso quer dizer que se temos essas virtudes em nós estamos protegidos. Mas fiquei me perguntando o porque... afinal tudo na Bíblia tem algum sentido. 

Benignidade e a Fidelidade são frutos do Espírito Santo. "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." Gálatas 5:22. Portanto, quando somos benignos e fiéis, temos a certeza que o Espírito Santo de Deus está em nós... isso é proteção. "Fruto é o resultado de alguma coisa*", portanto, "estarmos atados pelo pescoço de benignidade e fidelidade" é o resultado do amor de Deus derramado em nós através do Teu Espírito. Vocês já ouviram o ditado que diz que: "se conhece a árvore pelos frutos?", pois isso é bíblico amados!

"Ata-as até o pescoço; escreve-as na tábua do teu coração." Você já conseguiu passar um dia da sua vida sem o teu pescoço, ou o teu coração? Certamente que não! rsrsr É por isso que em Provérbios diz que nós devemos atar tais virtudes até o pescoço e escrevê-las na tábua do nosso coração! Não podemos passar um minuto sequer das nossas vidas sem esses frutos, pois essa é a forma das pessoas verem Cristo em nós...por isso acharemos graça e entendimento aos olhos dos homens... eles não verão mais nossas disposições egoístas e inconstantes, e sim, verão o caráter de Cristo em nós e desejarão ter o que nós temos... por isso é muito mais frutífera a pregação silenciosa; aquela que realizamos através da manifestação dos frutos na nossa vida diária... TODOS OS DIAS, não apenas aos domingos! 

Em Lucas 15:7 diz: "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Quando as pessoas nos olham e querem o que temos (Jesus) achamos graça e entendimento aos olhos de Deus, porque nos dispomos a sermos instrumentos de salvação na vida das pessoas, não pelo muito falar (ou pregar), mas por como agir em Cristo... quando há salvação através de nós há festa no céu...

Minha oração é que possamos ter dentro de nós a disposição de sermos benignos e fiéis para com Deus e com o próximo para que as pessoas sejam alcançadas, não pelo muito falar, mas por nosso modo de vida pautado em Cristo, em nome de Jesus!

"Porque Dele e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória pois, a Ele eternamente"
Romanos 11:36


Deus os abençoe!

Elaine Sousa




3

"1 Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; 

escreve-as na tábua do teu coração.

4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7  Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
8 Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
11 Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.
12 Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
14 Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, 
e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
15 Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.
16 Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.
18 É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.
19 O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.
20 Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.
21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: 
guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
23 Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
24 Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
25 Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.
26 Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
27 Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
29 Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
30 Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
32 Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.
33 A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
34 Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
35 Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha."

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - segundo dia!


"Filho meu, se ACEITARES as minhas palavras e ESCONDERES contigo os meus mandamentos..." Pv 2:1

Aceitar as palavras do Senhor não é simplesmente ouvi-las! Em Romanos 10:16-18 comprova essa assertiva. Paulo diz que o povo de Israel rejeitou a palavra de Deus, e qualquer desculpa de que a Palavra não foi pregada, ou pouco compreendida era inaceitável, pois por toda a terra ouviu-se a voz dos mensageiros. A fé vem pelo ouvir, mas aceitar aquilo que se ouve já é uma outra história! Encontrei no dicionário online dois significados bem interessantes para "aceitar": Receber de boa vontade aquilo que é oferecido; Concordar contra a própria vontade.* Em Romanos 10:21 diz que Deus estendeu as mãos a um povo rebelde e contradizente. Amados, sempre acreditei em Deus (fé), mas naquilo que me contrariava eu era rebelde e contradizente... mas decidi aceitar de boa vontade e, também contra a minha vontade... que experiência maravilhosa tenho vivido!

Por que devemos esconder os mandamentos de Deus? No Salmo 119:11 diz:"Escondi Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti". Esses dias minha cunhada me disse que meu sobrinho de 1 aninho estava escondendo bolachas debaixo do sofá com o intuito de pegá-las quando ele quisesse já que o pote de bolachas fica em cima do armário.... rsrsr daí fiquei pensando como aquelas bolachas eram preciosas pra ele ao ponto dele, em toda sua inocência, entender a necessidade de escondê-las num lugar que só ele acharia. A Palavra de Deus e seus mandamentos são preciosos demais para guardarmos de qualquer jeito e em qualquer lugar... devemos esconder Suas palavras no nosso coração... quando falamos de coração, falamos de vida! As palavras de vida eterna guardadas em nosso coração nos fará andar em novidade de vida, testemunhando Cristo em nós, e, além disso será uma arma poderosa contra as nossas concupiscências. Jesus quando foi tentado no deserto usou como arma  a Palavra de Deus para vencer a tentação do inimigo - "Está escrito..." Lucas 4.

"...Então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus."
Pv 2:5

A fé, a concordância, e o coração voltado à Palavra de Deus, trará o temor do Senhor que é o princípio da sabedoria! 

A minha oração é que nós não fiquemos apenas ouvindo os mensageiros, assim como fez o povo de Israel, mas que possamos andar em sinceridade com o Senhor, amando Sua Palavra ao ponto de aceitá-La mesmo quando não queremos e praticá-La para que sejamos testemunhas vivas de Cristo, e, assim receber a sabedoria que é dada por Deus, em nome de Jesus!

Lembrem-se: A Sabedoria dos céus é maior do que o maior conhecimento humano! Ela não se aprende em nenhum outro lugar a não ser em Deus!

Deus os abençoe!



2

"1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, 3 e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4 se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. 
6 Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade,
8 para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos. 
9 Então entenderás justiça, juízo, e equidade, e todas as boas veredas. 10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.

11 O bom siso (bom senso) te guardará, e a inteligência te conservará; 12 para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas; 13 dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelo caminho das trevas; 14 que se alegram de mal fazer e folgam (se alegram) com a perversidade dos maus, 15 cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras; 16 para te livrar da mulher estranha e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras, 17 a qual deixa o guia da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; 18 porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos; 19 todos que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. 20 Para que andes pelos caminhos dos bons e guarde as veredas dos justos. 21 Porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela. 22 Mas os ímpios (aqueles que não praticam a piedade, que ignoram o sofrimento alheio) serão arrancados da terra, e os aleivosos (desleais) serão dela exterminados."

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - primeiro dia!

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" Pv. 1:7

Desde que conheci o Senhor, sempre me dediquei em pedir a Deus que me desse sabedoria para conduzir minha vida. Baseava esse pedido em Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Sempre pensei: se Deus me fala pra pedir então é isso que vou fazer! Mas ela parecia não vir... quanto mais pedia menos sabedoria tinha na condução da minha vida, espiritual, conjugal, profissional, como mãe, como filha... então percebi que algo estava errado, e com certeza não era com Deus!

O capítulo 1 de Provérbios fala justamente da "sabedoria"... quando procurei no dicionário o que era sabedoria encontrei um significado um tanto intrigante: é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.*
A sabedoria de fato é um dom, um PRESENTE. Quando ganhamos um presente temos total liberdade de aceitarmos ou não, concordam? Será que estamos aceitando a sabedoria de Deus na nossa vida, essa que, se pedirmos Ele nos dá liberalmente? Deus estava sempre tentando dar-me o que pedia, mas não entendia como ele fazia para que eu pudesse (ou quisesse) possuir esse presente.

No capítulo 1:20 de Provérbios diz que: "a suprema Sabedoria altissonantemente (em alta voz) clama de fora, pelas ruas levanta a sua voz..." Os versículos seguintes falam que a todo momento e em todos os lugares a Sabedoria profere suas palavras. E no versículo 24 diz que ela reside no CONSELHO e na REPREENSÃO do Senhor... "... antes rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão". Quando li essa passagem pude entender poque ainda não havia tomado posse da sabedoria dos céus! Não há outra maneira de se adquirir sabedoria senão ACEITANDO o conselho e a repreensão do Senhor... por isso o "temor do Senhor é o princípio da sabedoria"... Respeitá-Lo e reverenciá-Lo é tomar para si o que Ele diz em profunda e sincera obediência. De nada adianta conhecermos as escrituras de Gênesis a Apocalipse se não O temermos ao ponto de obedecê-Lo, mesmo (e principalmente) quando não queremos. 

E neste mesmo capítulo, no versículo 31 nos fala da consequência de não aceitar o conselho e a repreensão do Senhor... "Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos." Não, meus amados, Deus não está aqui desejando que soframos ou algo assim; ele simplesmente está dizendo que o que colhemos é fruto das nossas escolhas. Lembra do significado do dicionário (vou repetir!): Sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta. Nós é que escolhemos o caminho a seguir e a atitude a adotar! Vocês se lembram da terceira lei de Newton? "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade." Deus inspirou Newton (rsrsr); sabe como descobri isso? lendo Mateus 7:2 - "Porque com o juízo que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós". 

A intenção de Deus nunca é castigar os seus filhos. Mas Ele não quebra princípio para nos abençoar queridos! Demorei muito para entender isso... e sofri muito também! 

No último versículo deste capítulo o Senhor também nos fala sobre a consequência de O temermos de modo a ouvi-Lo e obedecê-Lo: "Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal." Desde que decidi a me entregar nos braços do Pai e me deixar ser conduzida por Tuas mãos (e isso não tem muito tempo) senti a sabedoria bem próxima de mim... Ela (sabedoria) clamou do lado de fora e eu demorei, mas decidi dar ouvidos... desde então me sinto segura no Senhor... e sei que nenhum mal me sucederá, pois estou no "esconderijo do Altíssimo" (Salmo 91). 

Minha oração é que possamos a cada dia das nossas vidas dar ouvidos aos conselhos e repreensões do Senhor para que cresçamos em sabedoria e conhecimento, em nome de Jesus!

Deus os abençoe!

Elaine Sousa, ainda aprendendo a dar ouvidos!

*http://www.dicionarioinformal.com.br/sabedoria/



1

"1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. 2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; 3 para se receber a instrução do entendimento, a justiça o juízo e a equidade; 4 para dar ao simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso (bom senso, prudência); 5 para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir bons conselhos; 6 para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.
7 O temor do Senhor é o princípio da ciência (sabedoria); os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina da tua mãe. 9 Porque diadema de graça serão para tua cabeça e colares para o teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores, com blandícias (meiguices), te quiserem tentar, não consintas. 11 Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, 12 traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; 13 acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos (algo tomado por meio ilícito); 14 lançaras a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé da suas veredas. 16 Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue. 17 Na verdade debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. 18 E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e sua própria vida espreitam. 19 Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.

20 A suprema Sabedoria altissonantemente (alto som) clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz. 
21 Nas encruzilhadas, nos meios dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: 22 Até quando, ó néscios (sem coerência, ignorante), amareis a necedade (Comportamento que denota extrema ignorância ou estupidez)? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? 23 Convertei-vos pela minha repreensão. eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Mas, porque clamei e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; 25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; 26 também eu me rirei na vossa perdição e zombarei vindo o vosso temor, 27 vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia. 28 Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. 29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; 30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 

32 Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos o destruirá. 33 Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal."

domingo, 7 de setembro de 2014

O pedido intrigante de Salomão em 2 Crônicas 1, 7-12!

Antes de começarmos a meditar no Livro de Provérbios gostaria de falar um pouco da importância desse propósito!

Em 2 Crônicas 1:7, Salomão, rei de Israel, ungido após a morte de seu pai Davi, foi visitado pelo Senhor que disse-lhe: "Pede o que queres que eu te dê." Quem de nós não gostaria de receber essa visita do Senhor?... vou repetir: Deus disse a Salomão para pedir... o que você pediria ao Senhor se fosse você? fiquei surpresa comigo quando refleti sobre isso! Creio que não teria pedido o que Salomão pediu...

No versículo 8, do mesmo capítulo de Crônicas, Salomão responde ao Senhor ressaltando Sua benignidade! "E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi e a mim me fizeste rei em seu lugar." Fiquei perplexa quando li esse versículo! Deus diz: Pede Salomão e Ele O reconhece como benigno, um Deus bondoso... e isso antes de pedir e de ser concedido o que queria! Desejo aprender com Salomão a reconhecer quem Deus é, antes de ser abençoada por Ele...

Nos versículos seguintes Salomão diz: "Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a Tua palavra dada ao meu pai Davi; porque Tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, SABEDORIA e CONHECIMENTO para que possa sair e entrar perante esse povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo."

Sim... é isso mesmo! Salomão não pede uma casa, um carro do ano, uma viagem para o exterior, nada material como na história do gênio da lâmpada... ele pediu SABEDORIA e CONHECIMENTO! Creio eu que já havia um grande potencial de sábio na vida de Salomão para que pedisse isso! E mais, seu pedido não residia apenas nele! Salomão se preocupava em ser um rei justo e sábio para com seu povo, e, nisso residia o seu pedido! Quando nos tornamos mães (no meu caso rsrsr) ou pais, começamos a entender um pouco isso! Nossos pedidos nem sempre residem em nós mesmos! Passamos a ser responsáveis por alguém! 

"Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pedistes riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti SABEDORIA e CONHECIMENTO, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constitui rei, SABEDORIA e CONHECIMENTO te são dados; e te darei riquezas bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá." (vers. 11 e 12). No versículo 11, Deus enfatiza o que Salomão não pediu! Me identifiquei com o rol dos "não pedidos de Salomão", e você? (reflexão).

E, ao final, Deus concede sabedoria e conhecimento a Salomão, mas acrescenta que terás também riquezas, bens e honras! 

Daí reside a importância do propósito em conhecer a Sabedoria de Deus através do Livro de Provérbios! Tudo é passageiro... riquezas, bens, honras... tudo passa... mas a sabedoria dos céus... essa jamais passará e, é ela que faz com que as demais coisas em nossa vida (bens materiais, relacionamentos, sonhos, projetos) prevaleçam! 

Sonhava em me casar, e ter uma família, mas descobri que, sem Sabedoria e Conhecimento, posso perdê-la! O que você tem, que Deus já te deu, mas falta-lhe Sabedoria e Conhecimento, para fazer prevalecer? 

Espero que adentre comigo nesses 31 dias de propósito meditando no Livro de Provérbios a partir de amanhã (08/09)... acreditem: este livro nunca desatualiza, não está obsoleto como muitos dizem, porque mesmo que mudemos, Deus não muda.

Elaine Sousa

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente". 
Hebreus 13:8 

sábado, 6 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios!

Desde ontem estou a meditar no Livro de Provérbios! E o Senhor colocou no meu coração o desejo de compartilhar no Blog por 31 dias, os 31 capítulos de Provérbios! Desafiador... porém é uma honra meditar e compartilhar com os amados o Livro da Bíblia que contém a sabedoria dos céus para nós que somos peregrinos e forasteiros nesta terra! (1 Pedro 2:11).

Cada dia irei transcrever todo o capítulo, mas quanto a meditação compartilharei aquilo que o Senhor revelar a mim... por isso nem sempre poderá abarcar o capítulo todo! Peço a vocês que se propuserem a seguir comigo nesse propósito que não se atenham ao blog, mas leiam, releiam e meditem todo o capítulo no seu "lugar e tempo de oração e estudo da Palavra" (se vocês ainda não tem esse lugar e esse tempo, pode ser qualquer um, mas acreditem: reservar um espaço e um momento para orar é maravilhoso e libertador!).

Iniciaremos no propósito dia 08 de setembro! (mês especial pra mim!)... vou tentar postar sempre de manhã para que durante o dia a postagem fique disponível aos amados! Mas, se pela correria postar a noite, peço que me perdoem e sejam diligentes em seguir!

Lembrem-se: Onde há o Espírito Santo de Deus há liberdade! (2 Coríntios 3:17). Fiquem a vontade para caminhar comigo (ou não) nesses dias de profundo conhecimento da Palavra do Senhor! Sejam livres e cheios do Espirito Santo!

Jesus os abençoe e os direcione nesse propósito!

Elaine Sousa