domingo, 7 de setembro de 2014

O pedido intrigante de Salomão em 2 Crônicas 1, 7-12!

Antes de começarmos a meditar no Livro de Provérbios gostaria de falar um pouco da importância desse propósito!

Em 2 Crônicas 1:7, Salomão, rei de Israel, ungido após a morte de seu pai Davi, foi visitado pelo Senhor que disse-lhe: "Pede o que queres que eu te dê." Quem de nós não gostaria de receber essa visita do Senhor?... vou repetir: Deus disse a Salomão para pedir... o que você pediria ao Senhor se fosse você? fiquei surpresa comigo quando refleti sobre isso! Creio que não teria pedido o que Salomão pediu...

No versículo 8, do mesmo capítulo de Crônicas, Salomão responde ao Senhor ressaltando Sua benignidade! "E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi e a mim me fizeste rei em seu lugar." Fiquei perplexa quando li esse versículo! Deus diz: Pede Salomão e Ele O reconhece como benigno, um Deus bondoso... e isso antes de pedir e de ser concedido o que queria! Desejo aprender com Salomão a reconhecer quem Deus é, antes de ser abençoada por Ele...

Nos versículos seguintes Salomão diz: "Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a Tua palavra dada ao meu pai Davi; porque Tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, SABEDORIA e CONHECIMENTO para que possa sair e entrar perante esse povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo."

Sim... é isso mesmo! Salomão não pede uma casa, um carro do ano, uma viagem para o exterior, nada material como na história do gênio da lâmpada... ele pediu SABEDORIA e CONHECIMENTO! Creio eu que já havia um grande potencial de sábio na vida de Salomão para que pedisse isso! E mais, seu pedido não residia apenas nele! Salomão se preocupava em ser um rei justo e sábio para com seu povo, e, nisso residia o seu pedido! Quando nos tornamos mães (no meu caso rsrsr) ou pais, começamos a entender um pouco isso! Nossos pedidos nem sempre residem em nós mesmos! Passamos a ser responsáveis por alguém! 

"Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pedistes riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti SABEDORIA e CONHECIMENTO, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constitui rei, SABEDORIA e CONHECIMENTO te são dados; e te darei riquezas bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá." (vers. 11 e 12). No versículo 11, Deus enfatiza o que Salomão não pediu! Me identifiquei com o rol dos "não pedidos de Salomão", e você? (reflexão).

E, ao final, Deus concede sabedoria e conhecimento a Salomão, mas acrescenta que terás também riquezas, bens e honras! 

Daí reside a importância do propósito em conhecer a Sabedoria de Deus através do Livro de Provérbios! Tudo é passageiro... riquezas, bens, honras... tudo passa... mas a sabedoria dos céus... essa jamais passará e, é ela que faz com que as demais coisas em nossa vida (bens materiais, relacionamentos, sonhos, projetos) prevaleçam! 

Sonhava em me casar, e ter uma família, mas descobri que, sem Sabedoria e Conhecimento, posso perdê-la! O que você tem, que Deus já te deu, mas falta-lhe Sabedoria e Conhecimento, para fazer prevalecer? 

Espero que adentre comigo nesses 31 dias de propósito meditando no Livro de Provérbios a partir de amanhã (08/09)... acreditem: este livro nunca desatualiza, não está obsoleto como muitos dizem, porque mesmo que mudemos, Deus não muda.

Elaine Sousa

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente". 
Hebreus 13:8 

12 comentários:

  1. Que benção essas palavras só pode vir direto do coração de Deus parabéns pelo seu ministério tão excelente que ultrapassou as portas do templo da igreja que cristo jesus lhe conceda mais e mais sabedoria para mostrar a verdade a quem quer que seja continue sendo esse instrumento de Deus lembre-se sempre você é a harpa do Espirito Santo para que servirá um instrumento desse tão belo de não houver um tocador de harpa para toca-la??.. Você e a harpa de Deus e ele e quem toca essa harpa da forma que quiser abraços parabéns......

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. E forte a palavra ao meditar já posso começar ter a revelação do senhor pra minha vida

      Excluir
  3. Amén, também gosto muito dessa passagem e essa reflexão me ajudou á abrir mas o meu entendimento.

    ResponderExcluir
  4. O Espírito Santo me conduziu até o seu blog e, ao chegar, fui extremamente edificado com a interpretação que Deus te deu. Glórias a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja o nome do senhor para todo sempre

    ResponderExcluir
  6. Deus continue abençoando sua vida 🙏

    ResponderExcluir