quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aprofundando na Sabedoria do Livro de Provérbios - quarto dia!

Toda honra e glória seja dada ao Senhor nessa noite! O Senhor é o Deus do impossível... "Ele dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Isaías 40:29.       

Continuo meditando no Livro de Provérbios, e comecei a perceber que em todos os capítulos até agora fala-se a mesma coisa, porém com outras palavras: Desvia do caminho do mal, ouve as instruções do Senhor e guarda a sabedoria em teu coração para que te vá bem e prolongues seus dias na terra..., sempre usando palavras e expressões que reforçam a extrema necessidade de observar esses preceitos... Hoje rasguei meu coração para o Senhor... em sinceridade, O questionei porque tantos capítulos para o mesmo assunto... e a resposta foi um tanto constrangedora... "Filha minha, com 31 capítulos falando da Minha sabedoria porque é tão difícil localizá-la em sua vida diária?" Me senti envergonhada e, reconhecendo minha pequenez diante da grandeza do nosso Deus que sabe de todas as coisas... continuo no Propósito!

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o seus ouvidos."Pv 4:20
"Não as deixe aparta-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração." Pv 4:21
"Desvia de ti a falsidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios." Pv 4:24
"Os teus olhos olhem para frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti." Pv. 4:25
 "Pondera a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados." Pv. 26


Como já disse todo o Livro de Provérbios fala-se de sabedoria! Os versículos acima me fizeram perceber que, além da sabedoria fazer parte da nossa vida diária como vimos no estudo de ontem, ela tem que estar presente em tudo que somos! Somos o que ouvimos (Pv. 4:20,25); olhamos e sentimos (Pv. 4:21); falamos (Pv. 4:24) e fazemos (Pv. 26)! Quando comecei a meditar nesses versículos, comecei a perceber que SABEDORIA TEM TUDO HAVER COM CONSAGRAÇÃO! Uma pessoa consagrada é alguém totalmente entregue a Deus... povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2:9). Ser sábio é ouvir e discernir as instruções de Deus e colocá-las em prática em tudo que fazemos! Ser consagrado é a mesma coisa: entregar todo o seu viver a Deus e deixá-Lo conduzir.  

Quando Paulo fala a Tito sobre as características que devem possuir os presbíteros constituídos, ele diz que devem ser "hospitaleiros, amigo do bem, sensato, justo, CONSAGRADO, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente a mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada." Tito 1:8-9. A consagração que Paulo diz nada tem haver com algum ritual (ou culto) de consagração, pois Tito deveria procurar pessoas que já tinham tais características para então constituí-los presbíteros. Somos consagrados a vontade de Deus no ato da conversão mas, seus efeitos são vistos nas nossas vidas quando ouvimos a Sabedoria que clama do lado de fora (Pv 1:20) e, ouvindo sua Alta Voz, fazemos o que o que as igrejas de Macedônia fizeram - nos damos a nós mesmos ao Senhor (2 Cor. 8:5).

Nenhum culto de consagração o fará consagrado ao Senhor, se tudo que você é não for Dele! Tudo...  

Deus os abençoe!

Elaine Sousa, consagrada ao Senhor pelo Senhor!



4

"1Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. 2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. 3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. 4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. 5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. 6 Não desampares a sabedoria; e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. 7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. 8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. 9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.           

10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. 11 No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. 12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. 13 Apega-te à correção (instrução) e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

14 Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. 15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. 16 Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. 17 Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.

20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. 22 Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. 23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal."

Um comentário: