"Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei como a menina dos teus olhos. Ata-as aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras." Pv 7: 1-5
A Bíblia é o manual completo de vida! Nenhum best-seller consegue abarcar tanto conhecimento de todos os aspectos da vida do ser humano, no tempo presente e na eternidade, como a Bíblia. Fenômeno totalmente explicável quando olhamos para o Escritor, Aquele que inspirou as escrituras... Aquele que é Pai, Filho e Espírito Santo... "... Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..." Isaías 9:6.
No capítulo 7 de Provérbios, o assunto reside na importância de termos como fiéis aliadas a Sabedoria e a Prudência para que possamos nos guardar da tentação do adultério. Vejo que, os adeptos ao "amor romântico", consideram que quando amamos alguém somos incapazes de trair, ou seja, o amor basta para que sejamos fiéis, mas não é isso que diz a Palavra de Deus!
A Palavra de Deus diz para vivermos em Sabedoria e Prudência como se essas duas virtudes fizessem parte de nós, sangue do nosso sangue, para nos guardarmos da (o) estrangeira (o) que linsojeia com suas palavras. Não basta amor amados, mesmo porque o amor ágape, o amor que se entrega, que se doa de forma incondicional só pode ser encontrado em sua plenitude no Senhor. Por isso, o Senhor nos deixou a instrução através de Salomão para abraçarmos a Sabedoria como irmã e a Prudência como parenta!
Prudência é a temperança, a moderação, a sensatez ou a cautela. Trata-se da virtude de agir de forma ponderada. Ser prudente é ser cuidadoso.
Tomemos cuidado com as lisonjas feitas por outro que não nosso marido (ou esposa) que, geralmente vem no momento em que estamos fragilizados. Com certeza todos nós, senão a maioria, já passou por uma situação assim, de ouvir de alguém um elogio que queríamos que nosso marido (ou esposa) tivesse feito. Não se enganem: a Palavra de Deus diz que há caminhos que parecem bons e agradáveis mas que seu final é morte.
No vers. 22 diz que o "homem imprudente" segue as lisonjas da mulher sedutora como boi que vai ao matadouro ou como a ave que se apressa para o laço.
Alguns experimentaram e outros já ouviram falar da dor que causa um adultério na vida do casal e dos filhos. Nos dias de hoje a falta de prudência e sabedoria tem causado muitos feridos e mortos (morte física e espiritual). O "Mito do Amor Romântico" tem feito casais construírem seus relacionamentos sobre a areia, sem nenhum fundamento sólido e duradouro.
A minha oração é que possamos esconder a Palavra de Deus em nossos corações para não pecarmos contra o Senhor, em nome de Jesus!
Deus os abençoe!
Elaine Sousa
Não irei transcrever o capítulo todo pois meu computador travou e estou postando pelo celular mas sugiro que leiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário